quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"Engatinhando", mas usando as TICs. Redesenhando a "Escola Nova"

Quando iniciei em minha escola municipal, fiquei feliz em saber que ela possuía um Telecentro. Pensei no PEAD, em tudo que tinha estudado sobre as TICs até ali, mas ainda sem coragem de enfrentá-lo com meus alunos. Ainda sentindo-me insegura. Passei meio ano na escola fugindo do Tele.
Aos poucos, comecei a me inteirar de como era seu funcionamento, quem o utilizava, que havia um monitor que entendia muito de tecnologia trabalhando todos os dias no telecentro, que pouquíssimos professores do curríulo faziam uso dele com seus alunos, nem havia um horário agendado para cada série, talvez, justamente pela falta de uso.
Iniciei 2008 com o firme propósito de frequentar e usufruir de todas as coisas boas e importantes para a aprendizagem de meus alunos de 1º ano, inclusive das TICs disponíveis na escola.
Levei o assunto para a pauta de reuniões de professores e nos Conselhos de Classe com a presença da equipe gestora da escola. Sugeri que fosse montado um horário de espaço garantido na semana para cada turma de currículo ir com seu professor ao Telecentro com o auxílio do monitor.
Tive o apoio de outros professores que demonstraram seu interesse e da equipe gestora, que prontamente montou conosco um horário semanal, através da Supervisão Escolar.
Uns dias antes de minha primeira visita com os alunos ao Telecentro, entrei em contato com o monitor colocando do meu interesse em que no meu horário os computadores ficassem conectados no site de jogos que interessassem aquela faixa etária. Disse-lhe, também, que em casa tinha bons jogos educativos de minha filha que poderia trazer os CDs para ele gravá-los.
O monitor colocou-me que o Linux não aceitava certos jogos do Windows e bororó, bororó, bororó,...Tudo bem, então vamos colocá-los de 2 em 2 para explorar o paint (do linux) na primeira semana. Ficamos assim acertados.
No dia marcado, na hora marcada, compareci ao Tele com meus 24 aluninhos de 1º ano. Para minha surpresa os computadores não estavam ligados; ele conectado em seu Notbook. Os meus alunos estavam motivadíssimos em trabalhar no paint e conhecer algumas de suas possibilidades. Quando viu-nos, pareceu surpreso, parecia não acreditar em nossa presença ali. Levantou-se e começou a ligar os computadores. Meus alunos alvoroçadíssimos, empurrando-se, cobrando ação.
Fiquei muito brava pela desconsideração comigo e meus alunos. Com voz firme disse aos meus alunos que retornaríamos para a sala de aula. Reclamaram "Ah!Prô". Já tínhamos perdido 20 minutos de nosso horário. Continuei falando com firmeza "Crianças, temos o direito a sermos bem recebidos no Telecentro com os computadores conectados de acordo com o que foi previamente combinado. Com certeza, na próxima semana o Monitor Fulano organizá-lo-á de acordo.
E assim aconteceu. Na segunda semana, ao chegarmos todos os computadores estavam conectados no Paint. Os alunos acomodaram-se rapidamente e entregaram-se às descobertas. Não deram folga para mim e nem para o monitor. Foi muito divertido e proveitoso. A hora passou e nem se notou.
Na outra semana, o Tele estava chaveado, o monitor não estava. Eu tinha combinado com ele que minha turma iria escrever no word( do linux): escreveriam letras e números, trocariam fonte, cor e tamanho de seus nomes.
Reclamei com a Equipe Gestora da escola: "Não era uma atividade de oba, oba, para matar o tempo, havia um planejamento e objetivos nessa ação. O mínimo que eu esperava era que os computadores estivessem conectados, porque do resto eu me ocuparia. Pedi que trocassem meu horário.
Posso dizer que está valendo a minha luta. A Direção conversou com o moço, colocou sobre a importância dos computadores na aprendizagem das crianças.
Tudo está se encaminhando bem. Noto a boa vontade do monitor em melhorar a qualidade de seu atendimento. Hoje, somos respeitados em nossos direitos de acesso às TICs, graças à nossa insistência e ao nosso argumento fundamentado sobre estudar, aprender, conhecer, brincar também no TELECENTRO.
O monitor gravou, a meu pedido, um DVD com desenhos animados sobre o Ciclo da Àgua e a Importância da sua Preservação para que assistíssimos no Data Show da Escola, abrilhantando nosso Projeto que realizamos com os terrários que construímos para observar e concluir sobre esses conceitos. As crianças amaram.
Brigo, no bom sentido, pelo direito dos alunos a terem uma escola de qualidade e vejo que outros colegas professores de currículo estão aderindo e, também, cobrando seu espaço.
Posso não estar fazendo o certo, mas é na prática tecnológica que vou descobrindo caminhos e atividades mais eficientes no uso das TICs para promover a construção do conhecimento de meu aluno. Também estou aprendendo, lendo, ousando e prestando atenção aos saberes dos meus alunos sobre as TICs. Sabem muito, muito mais do que eu; têm muito mais determinação e coragem do que eu. Aprendo muito com eles.

Nenhum comentário: