quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Continuação de minha síntese sobre as leituras que realizei sobre Projetos de Aprendizagem

É no computador que se dará o acesso a esses novos espaços, pois se não há condições de trazer tudo para a escola, é possível enriquecer o seu espaço com as tecnologias que nos darão o acesso ao que está distante e invisível, formando redes e formando novos ambientes.
Nessa realidade tecnológica, o professor é tão aprendiz quanto seu aluno, onde mais do que ativar o intelecto, significa também ativar o intelecto, significa também impulsionar a mente e a consciência espiritual sobre seu mundo interior e subjetivo:

*Articular as formas de trabalho escolhidas pelos alunos, respeitando seus objetivos, interesses, ritmo, necessidades, tempo de aprender.
*Administrar e organizar o ambiente de aprendizagem, programando o uso do computador.
*Conhecer mais sobre softwares, materiais tecnológicos.
*Orientar os Projetos de Aprendizagem, estimulando e auxiliando na viabilização de busca e organização de informações de acordo com as questões do aluno.
*Acompanhar as atividades dos alunos, orientando sua busca com perguntas que estimulem sua reflexão e que provoquem desequilíbrio de suas certezas e o surgimento de novas dúvidas, testando e analisando suas hipóteses esforçando-se para formular seus argumentos, registrar seus procedimentos e suas conclusões.

"(...)um sistema não constitui jamais um acabamento absoluto dos processos de equilibração e novos objetivos derivam sempre de um equilíbrio atingido, instável ou mesmo estável, permanecendo cada resultado, mesmo se for mais ou menos durável, pleno de novas aventuras(...) (PIAGET, 1976)

Essa mudança não tem volta e exige que assumamos responsabilidades, parcerias, acompanhamento do processo, realização de ações conjuntas entre equipe gestora, pais, docentes, fortalecendo e enriquecendo essa mudança.
A proposta é aprender conteúdos por meio de ações que proporcionem o desenvolvimento da capacidade do aluno em continuar sua aprendizagem numa construção do conhecimento através do questionamento, da busca de certezas, isto é, formular questões, encontrar saídas que favoreçam novas e mais complexas perguntas.
Durante esse processo, o que é importante é compreender como o aluno pensa, que recussos já consegue utilizar, que relações estabelece, que operações realiza, inventa ou reinventa, em que dificuldades deve ser auxiliado.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Parabéns pela pesquisa, pelo estudo e pela iniciativa de compartilhar isso conosco.
Continue assim! Seu portfólio está bem legal!
Abraço