segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Não aprendi a dizer adeus, mas até qualquer dia...


"Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo." (Hermann Hesse)



O Curso de Graduação de Pedagogia, modalidade a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi fascinante e desafiador, possibilitando-me uma postura mais reflexiva e questionadora sobre o processo de ensino-aprendizagem. Muitos saberes caíram por terra e certezas provisórias surgiram relacionadas ao meu entendimento sobre a complexidade de educar e de aprender, envolvendo muitos aspectos: cognitivos, afetivos, culturais, sociais, políticos.
Não estou pronta. Apenas estou terminando minha graduação. Continuo um ser em constante aprendizagem, em constante evolução, em incessante busca.
O PEAD foi um curso muito bem planejado, organizado, composto de coordenadores, professores, tutores engajados e comprometidos com a construção do nosso conhecimento enquanto pessoas e trabalhadores em educação. Todos de uma maneira ou de outra contribuíram para a minha formação profissional e pessoal. Agradeço a todos.
Durante o curso dialoguei com excelentes autores, usufruí da colaboração dos meus colegas que me davam sempre um novo elemento, uma nova abordagem, um diferente ponto de vista. A todos, meu muito obrigada. Sei que contribuí com alguns; que falhei com outros tantos. Humildemente, peço-lhes perdão.
Essa postagem está repleta de emoção. Fica a sensação de que sentirei de tudo e de todos uma tremenda saudade e ao mesmo tempo da certeza do dever cumprido.
Acredito que nós professores e professoras temos que procurar uma formação continuada para o bem de nossos alunos e para bem de nosso país.
Obrigada, meu Deus por fazer parte da Família PEAD, Pólo de Gravataí.
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Tarefa concluída!! Boa sorte na apresentação!!

Te desejo um Feliz Natal e Ano Novo, e um ano repleto de realizações (com o canudo na mão!).

Abraços