domingo, 7 de novembro de 2010

Eixo 8 - Eletiva "Mídias e tecnologias digitais em espaços escolares"



"Do ponto de vista da Graduação em particular, a formação para o exercício de uma profissão em uma era de rápidas, constantes e profundas mudanças requer, necessariamente, atenta consideração por parte das universidades. A decorrência normal deste processo parece ser a adoção de nova abordagem, de modo a ensejar aos egressos a capacidade de investigação e a de "aprender a aprender". Esse objetivo exige o domínio dos modos de produção do saber na respectiva área, de modo a criar as condições necessárias para o permanente processo de educação continuada." (Plano Nacional de Graduação 1999, p. 7)



Volto a abordar sobre a tese 4 que debati com outras colegas na atividade 5, na eletiva "mídias e tecnologias digitais nos espaços escolares":

Não é necessário que os professores sejam bem preparados para o uso de mídias e tecnologias digitais, basta interagir com os alunos. Eles já sabem como usá-las.(Tese 4)



Minha argumentação:


As mídias e tecnologias digitais na escola não é um modismo. Elas devem estar presentes para acompanhar a evolução da humanidade, oferecendo ao sujeito a compreensão de sua função social, cultural, cidadã e política na sociedade. Infelizmente, muitos educadores estão fora dessa inclusão digital. As dificuldades de inserção das mídias e tecnologias digitais em espaços escolares devem-se, inclusive, à formação precária do professor e a falta de acesso a estas tecnologias de uma significativa parcela destes profissionais da educação.

A inclusão dos professores nesta sociedade globalizada e tecnologicamente letrada deve ser debatida, estudada, oferecida nos cursos de formação inicial e universitária do professor e no seu acesso a estes bens tecnológicos, conseguindo, assim, articulá-los competente, efetiva e pedagogicamente em sua metodologia, tendo em vista às exigências do mundo atual.

Para Libâneo ( 2010,p. 16), (...) os cursos de formação de professores precisam garantir espaços para práticas e estudos sobre as mídias, sobre a produção social de comunicação escolar com elas e sobre como desenvolver competente comunicação cultural com várias mídias.

Surge aí, a indispensável importância do debate, dos estudos, da pesquisa e de políticas públicas que favoreçam esta inclusão, reconhecendo a função sócio-educativa que as mídias desenvolvem na educação e no conhecimento. Podendo assim conhecer-se o que se ignora e a usufruir do que nos é negado.

Segundo Moran (2010, p.63), ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial.

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