domingo, 14 de novembro de 2010

Eixo IX

Referindo-me ao Eixo IX, quando li pela primeira vez as "Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso, confesso que me assustei perante tamanha obra e julguei-me, num primeiro momento incapaz de fazê-lo com tamanha competência.
Custei a encorajar-me para começar. Mas, como iniciar é vital para quem quer concluir, coloquei a mão na massa mesmo com receios, dúvidas, porém, neste momento, com vontade de acertar.
Não adiantaria de nada ficar quietinha no meu cantinho até o TCC passar, porque eu é quem iria ficar para trás.
Sabia o que eu queria, meu tema: "Mídias e tecnologias digitais nas séries iniciais de uma escola pública". Durante alguns dias fui estudando com calma e atenção as orientações, os exemplos de TCC que a Professora Luciane Corte Real nos ofereceu. Tudo estava postado no pbwork do Eixo IX.
Comprei os livros dos autores que embasariam teoricamente minha busca:
*A Educação que desejamos - Novos desafios e como chegar lá, de José Manuel Moran.
*Novas tecnologias e mediação pedagógica, de José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens.
*Adeus professor, adeus professora? - Novas exigências educacionais e profissão docente, de José Carlos Libâneo.
Consegui na minha escola em que realizei meu estágio supervisionado a revista "Nova Escola", de setembro de 2000 que trazia uma entrevista exclusiva com Philippe Perrenoud sobre as competências que preparam os alunos para as novas exigências do mundo.
Estudei as idéias destes autores. Revi toda a minha caminhada que percorri na eletiva "Mídias e tecnologias digitais em espaços escolares" que ajudou-me muito.
Tive uma ótima orientação que auxiliou-me a cortar as arestas para o aperfeiçoamento do meu trabalho.
Hoje, domingo pela manhã, após concluir meu TCC, respiro fundo na certeza do dever cumprido. Meu trabalho abre espaço para a reflexão, para novas perspectivas de trabalho e questionamentos que surgem para novas pesquisas.
Aguardo a revisão e o retorno do orientador e a hora de defendê-lo perante a banca formada por orientadores. A partir da semana que se inicia, meu foco são os indicadores para avaliação do meu TCC




"9.3.1 Indicadores para Avaliação do TCC: Apresentação Escrita Estrutura e Conteúdo


a) apresenta questão de investigação delimitada e objetivos coerentes;
b) desenvolve fundamentação teórica e métodos adequados à questão
e objetivos propostos;
c) constrói argumentos criativos e defende criticamente o seu ponto
de vista;
d) articula a análise com os aportes teóricos selecionados;
e) utiliza fontes diversificadas;
f) inclui resultados e discussão desses resultados (conclusões);
g) aponta as limitações do trabalho, questões em aberto e perspectivas
para trabalhos futuros.
Expressão
a) apresenta um texto bem estruturado, organizado e crítico;
b) evidencia linguagem clara e correção gramatical.


9.3.2 Indicadores para Avaliação do TCC: Apresentação Oral

a) apresenta organização e clareza na apresentação;
b) demonstra capacidade de argumentação e de análise/síntese;
c) observa o tempo estabelecido para a apresentação;
d) elabora adequadamente o material audiovisual para a apresentação;
e) evidencia conhecimento do tema nas respostas às perguntas realizadas "(p. 41 e 42, Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso)

Espero realizar uma boa defesa do meu trabalho.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Roselaine fico feliz por ti... Tua caminhada até aqui foi satisfatória, e agora tens uma bela bagagem para carregar contigo!

Não te preocupe com a apresentação, o pior já passou, tenho certeza que vai apresentar um belo trabalho!

Abraços