sábado, 3 de abril de 2010

Arquiteturas Pedagógicas

Confesso que estou insegura quanto ao conteúdo que desenvolvemos durante o Eixo VII no PEAD: "Arquiteturas Pedagógicas" . Estou retomando as leituras sobre o assunto e pesquisando na Internet, mas vou precisar de ajuda durante o estágio para fazer um bom trabalho pedagógico com meus alunos fazendo uso delas. Ainda não me está claro como colocá-las em prática, por isso não saberia como esboçá-lo a contento, agora.
Tenho em mente muitas propostas a desenvolver com meu 1º Ano como: Estudar a vida e a obra do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, podendo buscar na Internet junto com eles no Laboratório de Informática fotos, vídeos sobre o cantor, ouvir suas músicas, também na voz de outros intérpretes, analisando suas letras e tentando compreendê-lo sensivelmente e cooperativamente. Muitos não sabem, por exemplo, que foi Lupi quem compôs o Hino do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense .
Usarei com a minha turma o laboratório de Informática com jogos que os ajudem a construir a noção de numeral e quantidade, bem como das noções geométricas.
Explorarei com eles no word: escrita de seus nomes, do meu nome, de seus familiares para a troca de fonte, cor e tamanho de letra, inserindo imagem, etc. Já fiz em outras turmas de 1º e 2º Ano, aproveitaram e adoraram a experiência. Será muito enriquecedor nesse período de alfabetização.
O grande evento esportivo e mundial que é a Copa do Mundo de Futebol/2010 me oferece muitas opções de trabalho com os alunos de pesquisa na Internet sobre a África do Sul, localização no Mapa Mundial, seus costumes, tradições, influência da colonização inglesa, mascotes e músicas da Copa, bem como, a formação do time brasileiro e sua comissão técnica, assistindo a jogos, trazendo reportagens, confeccionando álbuns, formando opiniões, montando um Blog da turma sobre a Copa, etc...

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi querida... Você está cheia de idéias maravilhosas, isso é ótimo! Quanto as arquiteturas não se preocupe, pois terá ajuda das tutoras e de sua orientadora. Bjs