segunda-feira, 19 de abril de 2010

Refletindo sobre meu primeiro planejamento semanal

Ao planejar a primeira semana de aula emocionei-me, melhor dizendo, empolguei-me, quis "mostrar serviço". Aconteceu, então, que meu pequeno projeto estrapolou, excedeu-se, não saiu como planejei. Certamente, estou acostumada com esses previstos, porque todo o planejamento de aprendizagem já é flexível em sua essência.
Consegui trabalhar com as crianças sobre Higiene Corporal, com ênfase nos cuidados com os dentes e com os cabelos para evitar e exterminar com os piolhos. Demonstraram muito entusiasmo ao participar das atividades propostas e expuseram coletivamente seus saberes sobre o assunto.
Preciso de mais duas semanas para desenvolver qualificada e conscientemente a questão da separação do lixo, os problemas enfrentados no entorno escolar com o mesmo, concebendo o aluno como o centro desse processo de ensino-aprendizagem, um agente transformador dessa realidade, buscando com seus pares soluções coletivas.
Insistindo na continuidade desse Projeto, demonstro respeito ao interesse de meu aluno, seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo e ao seu ritmo.


Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi querida, fizeste uma atividade de grande importância, é muito bom que o professor trabalhe essas questões (higiene, alimentação...), afinal de contas, isso é educar! =)