segunda-feira, 12 de abril de 2010

Descrevendo minha Proposta Pedagógica para o Estágio Supervisionado

Convivo com a Turma 119 há, mais ou menos, 1 mês e meio, desde o dia 1º de março de 2010 e posso dizer que já percebo aspectos importantes da realidade desse 1º Ano.
Realizei entrevistas com os pais dos meus alunos de 1º de março até 5 de março, o que ajudou-me bastante a conhecê-los melhor.
A ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos é recente fazendo-me, a cada ano, ao lecionar em séries de alfabetização, refletir sobre os seguintes questionamentos: Como as crianças de 6 anos aprendem? Qual a proposta pedagógica mais adequada a essa faixa etária? Que conteúdos urgem serem desenvolvidos?
Baseando-se nessas reflexões, no conhecimento que tenho até agora de minha turminha, meu planejamento visa o aspecto físico, psicológico, intelectual e social de meu aluno, objetivando metas que atendam a seus interesses e necessidades, garantindo-lhes a modernidade e a qualidade do ensino-aprendizagem, isto é, de um processo educativo construído a partir do respeito à sua infância, com base na interdisciplinaridade, na contemporaneidade e no espírito solidário e colaborativo, capacitando-o a alfabetizar-se e a letrar-se, a calcular, a raciocinar logicamente nas questões matemáticas, ajudando-o a conhecer e a inserir-se nesse contexto, nesse coletivo escolar, relacionando-se com seu ambiente natural, social dialógica e criticamente, fazendo uso positivo e consciente das tecnologias da informação e da comunicação.
Insisto na importância da vivência de sua infância também no espaço escolar, integrando-se aos seus pares nesse grupo, aguçando seu olhar humano e sensível em relação aos outros, às artes e aos valores que fundamentam um convívio cooperativo, harmonioso e feliz na sociedade, assim como a aquisição do conhecimento, de habilidades e de valores éticos e morais, num ambiente crítico, de liberdade de expressão do seu pensamento.
Após tudo o que estudei, ouvi, li e reli nesses anos de Graduação em Pedagogia na UFRGS minha proposta pedagógica fundamenta-se na visão da criança como um sujeito pleno, completo e indivisível para quem o sentir, o brincar, o pensar, o agir, o comprometer-se são inseparáveis, fazem parte de seu todo, necessitando de um ambiente escolar que lhe permita organizar-se, movimentar-se, agir e reinventar-se.
Tomando esse caminho, quero alicerçar minha proposta pedagógica na interação entre as diversas áreas do conhecimento, nos aspectos da cidadania, na importância da preservação do Planeta Terra, vinculados à saúde , à convivência coletiva num meio ambiente saudável contemplando o diálogo, a criticidade, o lazer, a ciência e a tecnologia, de um modo prazeroso, lúdico, onde procurarei estabelecer limites com autoridade, energia, sensibilidade, afeto e justiça.
Minhas estratégias pedagógicas pretendem evitar o tédio, a mesmice, oportunizando o riso, o diálogo, primando a criatividade, o interesse do aluno, sua capacidade interrogatória e observatória, promovendo sua curiosidade e autonomia, responsabilidade, solidariedade e seu espírito colaborativo.
Principais teóricos que fundamentam minha Prática Pedagógica:

*Jean Piaget: Epistemologia Genética, Estágios do Desenvolvimento;

*Emíla Ferreiro e Ana teberosky: Psicogênese da Língua Escrita:

*Vygotski: Construção do Pensamento e da Linguagem

*Maurice Tardif: Saberes Docentes e Formação Profissional;

*Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia;

*Constance Kamii: A Criança e o Número;

*Humberto Maturana: Emoções e Linguagem na Educação e na Política





Nenhum comentário: