segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O adulto e as tecnologias








Nosso mundo está repleto de modernidades tecnológicas: na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária, na medicina, na comunicação, na universidade, etc. Todo esse avanço tecnológico na contemporaneidade em que estamos inseridos nos proporciona mais dignidade e uma vida mais longa e confortável, encurtando distâncias e abrindo-nos um leque de possibilidades. Entretanto há um número muito grande de analfabetos e miseráveis. Numa face está a tecnologia, a inovação; na outra face a população adulta que não sabe usá-la, que nem a conhece. Essa ignorância implica em exclusão, diminuindo as possibilidades de trabalho, de busca por uma vida melhor, de luta pela igualdade.
É notório que, por si só, as tecnologias e mídias não garantem uma vida digna e qualificada para o adulto, mas, principalmente a forma crítica e ética de apreendê-la, refletí-la e utilizá-la.



"Quanto maior vem sendo a importância de tecnologia hoje tanto mais se afirma a necessidade de rigorosa vigilância ética sobre ela. No fundo, a educação de adultos hoje como a educação em geral não podem prescindir do exercício de pensar criticamente a própria técnica...Acho que o uso de computadores no processo de ensino aprendizagem, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa...Depende de quem usa a favor de quê e de quem e para quê. (Paulo Freire)"


A educação de adultos, como a educação em geral, não pode abrir mão do ensino do uso da tecnologia, aumentando sua capacidade de pensar e de agir na sociedade, sua leitura crítica da realidade que o envolve. Essa leitura de mundo deve fazer-se de olho no futuro, contribuindo assim para a melhoria de vida, aumentando suas oportunidades de trabalho, de relações sociais, enriquecendo seu conhecimento, oportunizando o adulto a integrar-se, participando efetivamente da criação e recriação dessa história.
No uso das tecnologias, desenha-se um adulto aprendiz que interage; que troca saberes e informações; que se comunica; que descobre-se como sujeito e cidadão capazes, questionadores, trilhando caminhos em direção à luz.
Nessa interdisciplina, "Psicologia da vida adulta", vimos que a Fase Adulta há pouco tempo vem sendo estudada, percebida, entendida. As mudanças mundiais, sociais, tecnológicas podem constituir-se, na adultez, como motivação para novas aprendizagens, novas conquistas, dando-se conta de sua importância como ser humano e cidadão do mundo.



"a tecnologia é uma operação em conformidade com as coerências estruturais de
diferentes domínios de ações nas quais uma pessoa pode participar como ser
humano (...) o que pensamos que somos, forma recursivamente parte da dinâmica
sistêmica na qual vimos a ser e conservamos a identidade em que nós nos tornamos
(...) o que pensamos forma parte da rede de conversações que constitui o nosso
viver (...) em conformidade com o nosso emocionar entrelaçado com os nossos
afazeres no fluir de nosso linguajar (...) A evolução biológica não está entrando
numa nova fase com o crescimento da tecnologia e da ciência, mas a evolução dos
seres humanos está seguindo um curso cada vez mais definido por aquilo que
escolhemos fazer face aos prazeres e medos que vivemos em nosso gostar ou não
gostar daquilo que produzimos através da ciência e da tecnologia" (Maturana,
2001:187, 190).




Realizando esse Projeto temático sobre a tecnologia na vida adulta, estamos estudando e entendendo a adultez por mais um ponto de vista, percebendo o que ela busca em termos de futuro, como ela percebe e usa as modernidades tecnológicas, como constroem suas redes, como ajudam a delinear cooperativa e coletivamente a sociedade nessa perspectiva.






Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Jóia! As tecnologias são apenas instrumentos. Quem faz ou não as transformações, as mudanças, as melhorias são as pessoas.

É interessante ter esse texto no wiki de vocês do projeto mesclado aos demais resultados que vocês obtiveram.
;-)