quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Os animais

Há duas semanas estamos estudando sobre os animais na 2ª série. Assistimos à vídeos: o filme "Selvagens"e o documentário do Globo Repórter "Brasil Selvagem", obviamente em oportunidades diferentes e apropriadas. Lemos textos recreativos e informativos sobre o assunto em pauta,poesias do livro "Arca de Noé", de Vinícius de Moraes.Estudamos, a partir das poesias, o que era verso, o que era estrofe e rima. Criaram rimas. Meu aluno Bruno Gonçalves(9 anos) criou as seguintes quadrinhas:

" Uma onça toda pretinha
dormia bem calminha.
Olhei pra pintadinha,
tirando uma sonequinha."
"Elefante come grama, né!
Esse não...
Esse come boné!"
A aluna Mariana, por sua vez, escreveu:
"Conheci um leão
que tinha um jubão
e no zoológico
ele era um reinão."
"Lá, no zoológico,
encontrei um jacaré.
Quando abriu o seu bocão
eu dei no pé."
Eles resolveveram escrever as quadrinhas em homenagem a dois animais que mais gostaram de nossa visita ao zoológico, no dia 19 de outubro.
Jogos que realizamos sobre essa temática:
Cada um trouxe de casa seis envelopes de carta, previamente solicitados por mim. Colaram em cada envelope os nomes: invertebrados, mamíferos, aves, répteis anfíbios e peixes e também as características xerocadas anteriormente de cada grupo na parte exterior do envelope. Receberam livros e revistas para recortar gravuras de animais pertencentes a cada grupo e os colocarem nos respectivos envelopes. Nessa brincadeira, podiam socializar com os colegas gravuras repetidas que o mesmos não tinham.
No outro dia, dividi em dois grandes grupos a sala de aula: meninos e meninas. Os meninos teriam que juntos escolher cinco gravuras de répteis e votar em um redator que iria escrever esses nomes de animais no quadro. Escolheram: cobra, tartaruga, iguana, lagarto, jacaré. Os meninos teriam que escolher cinco gravuras de mamíferos selvagens e escolher uma redatora para escrever seus nomes no quadro. Escolheram: hipopótamo, leão, onça, zebra,girafa. Dividi a turma em cinco grupos de 5 e 4 elementos. Para cada grupo dei dois nomes dos animais escolhidos. No outro dia, teriam que pesquisar em aula em livros de enciclopédia sobre os hábitos desses animais.Esses livros já tinham sido por mim preparados.O treino ortográfico foi feito pelos próprios alunos e suas escolhas de gravuras de invertebrados. Cada aluno de posse de sua gravura recebeu um número de 1 a 23 (número de alunos). Cada um ditou para os colegas o nome do invertebrado de sua escolha. Se, por acaso, sua escolha tivesse sido falada, deveria trocá-la imediatamente. Se não tivesse mais opções poderia receber uma gravura inédita do colega. Diariamente, essas tarefas , eu colocava embaixo da cadeira de cada um. Isso dava um clima de mistério e surpresa muito legal e animador entre as crianças.

2 comentários:

Ana Laura disse...

Roselaine:

Adorei o teu relato!
Este é o objetivo do portfólio de aprendizagem. Realizar uma auto-reflexão da prática pedagógica.
Consegues identificar alguma proposição das interdisciplinas do Pead nesta postura que adotas em sala de aula?
A interdisciplina de Ludicidade trouxe reafirmações ou questionamentos para você? Que relação vocês poderia realizar da interdisciplina com a "hora do brincar livre" que proporcionas aos teus alunos?

Geny disse...

Querida aluna Roselaine,
Que maravilha de protfólio parabéns! Apresentando os registros e os documentos das atividades realizadas com seus alunos, muito criativo, muito interessante. Senti falta de registros das evidências e argumentações do Filme “Doze Homens e uma Sentença” , continue fazendo os registros no mínimo uma vez por semana, procure ter bem claro as evidências de cada trabalho, fazendo as suas argumentações. Assim não terás dificuldades em realizar o trabalho de avaliação final do semestre.
Um grande abraço.
Geny Schwartz da Silva
Tutora Sede – Seminário Integrador III e Teatro
PEAD/FACED/UFRGS
09.11.2007