sábado, 13 de outubro de 2007

Pavarotti - Ave Maria - Schubert

No dia 5 de outubro, fiquei muito emocionada após postar meu depoimento pessoal no fórum aberto para as discussões sobre o filme "12 homens euma sentença": "Tive uma experiência nesse ano. Iniciei, a partir de agosto, numa escola nova, no turno da tarde. Escola diferente, professores diferentes, crianças diferentes. Eu acostumada há muitos anos (11 anos para ser precisa) em uma outra escola. Deparei-me com uma turma de 27 alunos e, de repente, deu-me o maior medo, a minha vontade era fugir do novo. Então comecei um processo de achar defeito em tudo e, o mais preocupante,não estava sabendo lidar com um desses alunos. Ele exigia a minha atenção a toda a hora, a todo o momento.Colocava à prova minha autoridade e o meu afeto.Entristeci-me, de uma maneira tal, que acabei voltando para a psicoterapia. Lá, dei-me conta de que quem estava fechada para o novo era eu: com meus medos, minhas perdas, minhas incertezas, meu egoísmo, minhas emoções mau resolvidas.Então, busquei dentro de mim as respostas: Por que eu estava negando meu afeto e meu coração aquele menino tão sofrido, tão rejeitado, tão carente de afeto? Por que peguei-o para \\\"Cristo\\\"? Que valor estava dando para essa vida?. E foi dentro de mim que encontrei as saídas. Fui à luta. Lutei contra todos esses meus conflitos internos e decidi conquistá-lo, verdadeiramente. E foi, quando ele teve segurança do meu afeto e da minha cumplicidade, que ele também tranqüilizou-se e sentiu que eu o aceitava, que eu o amava e o respeitava como um ser humano, como meu querido aluno.Hoje, há um caminho que ainda devo percorrer, mas o novo, já não me é tão novo e, já me sinto parte desse contexto. Consigo enxergar a turma maravilhosa que eu recebi e o aluno inteligente e carinhoso que eu poderia ter perdido ou, pior, poderia ter ajudado a se perder. São com as reflexões de Madre Teresa de Calcutá sobre a vida, que quero encerrar esse meu depoimento, essa minha vivência, onde me enxerguei, evidentemente, no enredo do filme em questão nesse forum:
A VIDA

Madre Teresa de Calcutá

A vida é uma oportunidade, aproveite-a...
A vida é beleza, admire-a...
A vida é felicidade, deguste-a...
A vida é um sonho, torne-o realidade...
A vida é um desafio, enfrente-o...
A vida é um dever, cumpra-o...
A vida é um jogo, jogue-o...
A vida é preciosa, cuide dela...
A vida é uma riqueza, conserve-a...
A vida é amor, goze-o...
A vida é um mistério, descubra-o...
A vida é promessa, cumpra-a...
A vida é tristeza, supere-a...
A vida é um hino, cante-o...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é alegria, mereça-a...
A vida é vida, defenda-a..."


E minha emoção tem a ver com as vidas que nos são entregues todos os anos em nossas escolas. Essa emoção calou-me mais fundo ao entrar na interdisciplina de música que nos convida a uma visita ao you tube para ouvir "Ave Maria". Gente foi algo indescritível. Eis aí a "Ave Maria" de Shubert,lindamente interpretada por Luciano Pavarotti, uma vida imortalizada pela sua voz maravilhosa.









Um comentário:

Ana Laura disse...

Roselaine:

Teu relato desta semana é permeado de emoção.
Fizeste a relação do filme com a tua realidade, partindo da subjetividade e da tua sensibilidade, utilizando poesia e música.Adorei!