segunda-feira, 22 de outubro de 2007

BRINQUEDO LIVRE















Dois dias por semana, durante 40 minutos em cada,mantenho dentro de minhas turmas de segunda série a "Hora do Brinquedo Livre".
As crianças trazem seus brinquedos de casa(jogos, bonecas, roupinhas de boneca, panelinhas, maquiagem, robôs, jogo de botão, carrinhos em miniatura, etc.). Há também jogos e brinquedos que ficam numa caixa em nossa sala (paciência, dominó, bingo, quebra-cabeça, jogos ortográficos ou com numerais, memória e outros).
Nesse momento, os alunos brincam do que tem vontade e criam suas próprias regras. Apenas não deixo correr, jogar bolas ou atirar coisas um no outro. Nesta atividade lúdica e livre, podem trocar a disposição dos móveis da sala conforme a exigência das brincadeiras e se organizar em grupos de acordo com os interesses ou as afinidades.É um momento prazeroso de partilha, movimento, risadas e burburinho. Às vezes, surge o conflito, normal e decisivo nas relações humanas, porque é, também, através dele que amadurecemos e estreitamos nosso convívio social, conhecendo a nós mesmos e aos outros. Daí, a importância da atenção do professor quando ele acontece para poder fazer uma intervenção saudável, justa e conciliadora. Estando atento ao brincar de meus alunos, também tenho a oportunidade de conhecê-los melhor, dando-me conta dos que são tímidos, dos egocêntricos, dos agressivos, dos desorganizados, dos extrovertidos, dos Maria-vai-com-as-outras, dos perfeccionistas, dos líderes, dos torcedores, etc. Vejo, além do prazer e da diversão, que o brincar em grupo oportuniza a convivência saudável das diversidades e na adversidade, bem como a troca de saberes e culturas familiares, vendo no outro sentimentos semelhantes ou controversos. Ofereço a "Hora do Brinquedo Livre" porque tenho consciência de que devo respeitar a infância de meus alunos e, também, porque quero vê-los felizes.

Nenhum comentário: