quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Repensando minha prática

Que cachorrada mal educada, fazendo xixi no poste!
Meus alunos da turma 25, da Escola Municipal Cincinato Jardim do Vale improvisando o passeio de alguns cães pelo Parcão da "79".







"Em uma aula regular de teatro, há exercícios de improvisação, jogos teatrais, jogos dramáticos ou trabalhos que envolvam o uso do corpo, como cosciência corporal ou movimento expressivo. Em todas estas situações, está explícito o propósito de instituir, temporariamente, um espaço em que não seja a vida real, onde seja possível ao estudante, produzir uma outra realidade e assumir outras personalidades."(Cleusa Joceleia Machado)



Desde pequena sempre gostei muito de representar. Participei de um grupo de teatro amador (Nétojos II) em Montenegro, minha cidade natal. Participei de festivais de teatro infantil, sendo que, num deles, o nosso grupo ficou em primeiro lugar com a peça “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado, onde eu personifiquei o Pirata Perna de Pau, o vilão. Em todas as escolas onde trabalhei, montei peças infantis e confesso ter exigido das crianças posturas que provavelmente não estavam preparadas para fazer, como: flexão da voz, presença de palco, decoreba de texto, enfim, caras e bocas. Fico feliz em estar tendo a oportunidade de rever e avaliar minha prática teatral em aula e na escola, através dessa interdisciplina, articulando novas práticas escolares que envolvam todos os meus alunos, oportunizando o fazer teatral de todos enquanto atores e platéia, fazendo relações de mundo, de culturas, refletindo sobre o seu cotidiano e a sua realidade. Quero oportunizar-lhes a busca de suas necessidades e desejos, transformando jogos e brincadeiras em verdadeiros espetáculos de criação, de interdiscipli-
naridade e integração.
Em meu webfólio, da interdisciplina de Teatro e Educação, eu mostro essa minha nova postura no meu Inventário Criativo.








Nenhum comentário: