segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dando segmento aos meus referenciais teóricos

Meu Orientador de Estágio Professor Paulo Francisco Slomp, em um de seus comentários em meu pbwork de estágio, especifificamente na página de meu Projeto de Estágio escreveu:

"Oi Roselaine. Você cita os autores e as obras. Ok. Seria interessante que você pudesse citar um trecho (ou mesmo uma frase) de cada obra para que o leitor possa se localizar, entendendo qual idéia presente no texto você está utilizando aqui no projeto de estágio. Obrigado."

Por isso tenho dissertado sobre as idéias de cada autor por mim citado nessa página fazendo elos relevantes entre a teoria e a minha prática pedagógica. Nessa postagem discorrerei sobre o Dr Humberto Maturana:



Maturana explora o íntimo do ser humano através da análise de suas emoções, do amor, da amizade, do poder, da educação e da importância da linguagem, fascinado pelo mistério da vida. Segundo este famoso Biólogo Chileno, o ser humano pode lançar um olhar sobre sua emoção, refletindo-a, porque possui a linguagem. Quanto mais rápido se desenvolver sua consciência ecológica, por exemplo, mais forte será sua ação para a recuperação do planeta, levando-os a tomar drásticas medidas para a conservação do Planeta em que vivemos.


"(...) A conservação não é pela Terra, não é pela biosfera, é por nós.(...) O grande dom dos seres humanos é que podemos criar tecnologia, mas também, podemos detê-la, nos livrar das máquinas quando deixam de adequar-se ao que queremos. É uma questão de desejo." (Humberto Maturana)


Ao analisar a Ciência e a Filosofia, mostramos diferentes maneiras de pensar o conhecimento; uma visão de mundo assentada num paradigma, numa epistemologia, ao mesmo tempo em que agimos partindo de nossa história de vida. As reflexões de Maturana dizem respeito ao humano, e seu pensamento nos oferece uma oportunidade de construirmos um novo modo de questionar o ser real, o mundo, o observar e o conhecer, possibilitando-nos uma nova abordagem sobre nossa humanidade e sobre o nosso olhar sobre o outro. Compreendendo melhor o que ocorre em nós e entre nós: a linguagem, as emoções e a cognição.


Em seus estudos, Maturana sustenta que na evolução do homem as transformações do cérebro tem a ver com a linguagem. Não como a manipulação de símbolos, nem comunicação, simplesmente. As mudanças nas correlações internas do homem ocorem no decorrer de suas relações introspectivas, com os outros e com o meio. A linguagem surge no viver, no emocionar, no agir. Tudo se compõe a partir das emoções, confirmando que "não há ação humana sem uma emoção que a estabeleça como tal e a torna possível como um ato."(...) "Todo o sistema racional se constitui no operar com premissas previamente aceitas, a partir de uma certa emoção." (Maturana, 1998)


Ele afirma que o social surge de uma ação específica que é o amor, entretanto o amor e a emoção, para esse estudioso, não é o mesmo que sentimentos. O amor é a emoção que acontece na aceitação mútua, fundamentando o social.


Minha ação como ser humano, como ser social, como professor deve ser construída partindo de minha prática, na experiência de vida, sabendo-se que:


1. O conhecimento não se limita ao processamento de informações oriundas de um mundo, anterior à experiência do observador;


2. Os seres vivos são autores e autoprodutores, isto é, capazes de produzir seus próprios componentes ao interagir com o meio;


3. O ser humano por ser autônomo não se limita a receber com passividade informações vindas de fora.


Reforçando-se assim a idéia: Todo o conhecer é uma ação efetiva, permitindo ao ser vivo continuar sua existência no mundo que ele mesmo traz ao conhecê-lo, isto é, o ato de perceber constitui o percebido. O nosso encontro com/no emocionar do aluno acontece na conversação , no entrelaçamento de duas ações: o linguajar e o emocionar. Esse entrelaçamento se constrói na convivência, podendo facilitar ou dificultar a aprendizagem, dependendo das relações cotidianas e afetivas em que se baseiam.


"Educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço da convivência." (Maturana, 2002, p. 29)


Tenho uma grande responsabilidade, enquanto professora, pois meu aluno é um ser em formação que tem sua história de vida e eu um ser humano que também traz sua história, um profissional que tem escolhas a fazer, escolhas relacionadas a minha metodologia, à minha didática que incentive e propicie suas aprendizagens amorosas, que o ajude na edificação de uma sociedade solidária, baseada na coletividade, na cooperação, na emoção de aceitar o outro. São paradigmas indispensáveis ao convívio relacional. Que homem pretendo formar? Que homem estou formando? Produzo um fazer pedagógico que vai nos mudando/transformando juntos, em congruência, favorecendo espaços de convivência de aceitação e respeito mútuos?

Defendo um currículo que deve reorganizar-se no sentido de sensibilizar, de humanizar, de emocionar as crianças fomentando uma formação solidária e cooperativa, fundamentada no amor.










http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/016e4.pdf




http://www.antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=845




http://eixovpsicologia.pbworks.com/f/introducaomaturana.pdf




Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Roselaine,

Aqui, certamente, não pedirei que refaças a postagem, até por que sua reflexão ficou muito boa.

Abraços