quinta-feira, 29 de maio de 2008

Como abordaria o Rio Grande do Sul em minhas turmas de 1º ano


Do ano de 2002 ao ano de 2007, trabalhei com 2ª série do ensino de oito anos. Nesse ano, estou atuando em duas turmas de 1º ano do ensino de nove anos. Por isso, enumerei as questões que considero desafiadoras sobre o Rio Grande do Sul para abordar na série onde estou atuando, hoje:
1. Sotaques e vocabulários gauchescos que ouvimos em nossa casa, em nossa vizinhança,... (Eu me criei ouvindo minha avó materna falando certas palavras totalmente e ricamente gaudérias, como: barbaridade, barafusta, cusco, derreado, andarengo, bochincho, cabresto, causo, cosca, palanque, etc., que nunca foram exploradas por meus professores nas séries iniciais. Nunca tomei chimarrão na escola primária)
2. Influência dos vários grupos étnicos que formaram o povo gaúcho em nossa cultura familiar (índios, espanhóis, portugueses, italianos, alemães, negros, ciganos, pois tenho três alunos ciganos no turno da manhã, etc.): culinária, tipos de moradia, festas, comemorações, vocabulário, crenças, simpatias, ditados populares, danças e outras.
3. Que tipo humano de gaúchos e gaúchas nós somos? Qual a nossa descendência? Sempre contando com a participação familiar do aluno e da comunidade, quando se fizer necessário.
4. Iniciação da alfabetização cartográfica do aluno. Desenho de planta baixa de pequenos objetos da sala de aula, uso de legendas simples que representem, por exemplo, a planta baixa da sala de aula e do seu quarto. Localização de Gravataí dentro do Rio Grande do Sul, perto da Capital do Estado.
5. Passeio pelas ruas da comunidade escolar para entrevistar moradores sobre sua descendência.
6. Visitar CTGs e Museus Históricos que mostrem a cultura gaúcha e sua influência étnica (Museu Júlio de Castilhos, por exemplo).
7. Entrevista com tradicionalistas pilchados que apresentem e expliquem as indumentárias gaúchas, suas várias origens e utilizações.
8. Montar com a ajuda da família do aluno a “Caixa” com elementos que contem a sua história de vida, sua formação étnica (fotos da criança, da família, na escola, cópia da certidão de nascimento, primeiro dente de leite que caiu, cordão umbilical, brinquedos, roupinhas de bebê, etc.), construindo a idéia de tempo, espaço e formação).
9. Socializando na “Rodinha” tudo o que for por nós trabalhado sobre nosso Estado.
10. História da música: Trabalhar, de acordo com sua faixa etária, a biografia e a obra de compositores gaúchos importantes: Lupicínio Rodrigues, Teixeirinha, Gildo de Freitas.
11. Personagens gaúchas importantes: Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Elis Regina, etc.
12. Investigações em casa: Por que meu familiar não freqüentou escola? Por que meu familiar está desempregado?
13. Folclore: brinquedos, brincadeiras, travalínguas, lendas gauchescas, músicas, danças (Pezinho, Cana Verde, Balaio) etc.
14. Gênero: Por que só falamos em gaúchos? Não há gaúchas no Rio Grande do Sul? Será que menino não brinca de boneca? Não usa rosa? Não chora? Menina joga futebol? Brinca de carrinho?
15. Clima de nossa cidade comparado com o clima de outros municípios gaúchos? Onde cai neve no Rio Grande do Sul?
16. Problemas ambientais de nosso entorno: prováveis causas, buscando soluções, envolvendo a comunidade escolar.
17. Socializar experiências sobre suas viagens e passeios em outros municípios gaúchos.
18. Hino do Rio Grande do Sul

“...qualquer sociedade poderá evitar a dissolução enquanto for capaz de manter a integridade de seu núcleo cultural.” (Barbosa Lessa- Jornal do Nativismo)

“Temos de explorar trilhas para nossa cultura, não limitar com trilhos.” (Paixão Côrtes- Página do Gaúcho)

“A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, idéias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não há sociedade humana arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas.” (Edgar Morin-p. 56- os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”)



 Teixeirinha - Querência Amada

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