terça-feira, 7 de setembro de 2010

Retornando

Esse Curso de Pedagogia à Distância foi-me um grande desafio, principalmente, por não ter experiência no uso do computador. Posso afirmar que ali começou nosso caso de amor. Eu me apaixonei pelo computador e por todas as promessas tecnológicas que ele me oferecia tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.
Hoje, após 4 anos e alguns meses de curso, considero-me uma professora inserida na contemporaneidade da educação, evoluindo com meu tempo e defendendo uma ação pedagógica de vanguarda em que o uso das mídias e das tecnologias digitais se faz presente.
Assumo, humildemente, que ainda tenho dificuldades e limitações no seu uso competente e efetivo em minhas turmas de alfabetização em que atuo, porém mantendo uma postura moderna, de busca e de coragem em colocar em prática com meus alunos tudo aquilo que aprendi durante a graduação e que ainda procuro estudar, ler sobre esse tema.
Daí a vontade de desenvolver um TCC que mostre essa nova face da escola em que estagiei, que começou no mesmo período do meu estágio com o Laboratório de Informática. Notei o entusiasmo de minhas colegas professoras e a alegria de nossos alunos com as horas oferecidas no Laboratório de Informática. Há professoras ainda resistentes, mas curiosas, enfrentando tímida mas corajosamente essa nova realidade.
Pensando seriamente nisso resolvi construir um TCC tendo como questionamento principal: "Como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual de Pré a 5º ano fazem uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem?"
Revisitando a interdisciplina Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, oferecida no Eixo I, sob a orientação da Professora Patricia Behar, Doutora em Ciências da Computação pela UFRGS, procurei algumas sugestões de bibliografia para embasar o meu trabalho. Lá encontrei o nome de José Manuel Moran, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, autor que tinha também estudado ao realizar a eletiva Mídias e Tecnologias Digitais em espaços Escolares com o Professor Crediné Silva de Menezes, Pós-Doutorado no Programa de Doutoramento em Informática da Educação da UFRGS. Em contrapartida, vejo a gama de subisídios que meus professores também me oferecem para o enriquecimento desse trabalho:



LIBÂNEO, Jose carlos - Adeus professor, Adeus professora?, Editora Cortez, 2010, 12ª edição



MORAN, José Manuel - A Educação que desejamos- novos desafios e como chegar lá, 2007, 1ª Edição, Ed. Papirus



MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T. - Novas
Tecnologias e Mediação Pedagógica, Editora Papirus, 2006, 12ª edição



PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994




"O educador continua sendo importante, não como informador nem como papagaio repetidor de informações prontas, mas como mediador e organizador de processos. O professor é um pesquisador – junto com os alunos – e articulador de aprendizagens ativas, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador dos resultados. O papel dele é mais nobre, menos repetitivo e mais criativo do que na escola convencional." (José Manuel Moran)



Nenhum comentário: