segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A contemporaneidade das idéias de Comênio








A didática é fundamental em nossa busca de práticas pedagógicas competentes e qualificadas que abrilhantarão nosso cotidiano docente, exigindo-nos: responsabilidade, sensibilidade, pesquisa, conhecimento da realidade de nosso aluno, respeito à sua infância e o desejo de mudar, de transformar a escola.

Falo de uma prática pedagógica consciente, transformadora, atualizada, significativa, questionadora, em permanente auto-avaliação.

Ao estudar sobre Comênio, no clássico DIDÁTICA MAGNA, deparo-me com sua contemporaneidade descortinada há mais ou menos 350 anos atrás, definindo a didática como "A ARTE DE ENSINAR", enfatizando a importância da fundamentação, da verdade e da escolha de uma trilha que atinja a todos:


"(...) ousamos prometer uma Didática Magna, isto é, um método universal de ensinar tudo a todos." (Comênio, 1957,p.45)


Essa expressão "metodo universal" nos fala de uma prática pedagógica que possibilite a construção do conhecimento para a diferença, para o aluno com necessidade especial, promovendo, consequentemente sua integração no cotidiano escolar? Esse "método universal" está vinculado ao multiculturalismo e à interdisciplinaridade?

São questões que me surgiram durante o estudo desse enfoque.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
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Unknown disse...

Oi Roselaine, gostei muito de ler teus apontamentos e perceber que as idéias de Comênio te convidaram a fazer algumas reflexões. Teus questionamentos foram muito importantes e me convocaram, como Professora da Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação, a tecer alguns comentários, especialmente a partir da seguinte pergunta: Esse "método universal" está vinculado ao multiculturalismo e à interdisciplinaridade?
Te convido a pensar comigo sobre tua provocação...
Primeiramente, acho importante pensarmos sobre os significados da escola e sobre os discursos pedagógicos produzidos em diferentes períodos históricos... Comênio viveu em um período de transição Idade Média para Moderna e, portanto, de nascimento do pensamento pedagógico moderno. E o que acontecia neste momento? Justamente, questionava-se a vinculação entre ciência e religião. São estes questionamentos que marcam o surgimento de uma nova concepção de ciência e de método. Podemos entender, dessa forma, que Comênio atribuiu, em alguns aspectos, uma marca mais científica a pedagogia, especialmente, ao propor a elaboração de um método.
A palavra método origina-se do grego met hodos que significa “caminho para chegar a um fim”. Este conceito nos remete a idéia de passos e procedimentos que empregamos para atingir determinados objetivos. Esse período caracteriza-se pela produção de novas teorias (modernidade remete a idéia de novo) que têm a perspectiva de fornecer explicações para os fenômenos a partir de uma ordem universal.
Mas, as sugestões e reflexões de Comênio acabam por constituir um discurso pedagógico que prescreve um método capaz de ensinar tudo a todos. E as normatizações obrigam a homogeneidade e ao apagamento das diferenças. Nesse momento, repito tua pergunta: Esse "método universal" está vinculado ao multiculturalismo e à interdisciplinaridade?
Por fim, destaco ainda a importância das idéias de Comênio que ainda se fazem presentes no nosso fazer pedagógico e que se referem organização lógica do processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo a graduação, a seriação, democratização do ensino, aprendizagem a partir da realidade do educando, etc..
Penso que já possível ter pistas para fundamentar algumas possibilidades resposta... Seguimos o barco em constante reflexão! Grande abraço, Professora Caroline.