domingo, 22 de junho de 2008

Atividade com meu Primeiro Ano sobre luz e sombra



1.Objetivo:
*Promover uma atividade que permita ao aluno experenciar a formação de sombras com diversas figuras geométricas pretas ou brancas, pequenas ou grandes num dia de sol, com céu azul, para que possa construir o conceito de sombra, refletindo sobre a importância da luz e do escuro na natureza e na nossa vida.

2. Série: 1º ano

3. Faixa etária: 6/7 anos

4. Desenvolvimento:

Confeccionei as figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo nas medidas e nas cores estabelecidas em E.V.A.
Antes de irmos para a rua conversei com eles sobre a atividade: Por que íamos para a rua naquele dia, com aquele material. O que eles poderiam fazer com aquele material. Deixei-os manuseá-los em aula.

Como todos são pequenos e ainda têm certa dificuldade de organizarem-se em grupos, na rua, deixei que todos tivessem acesso aos materiais e que fizessem as sombras que bem entendessem, sem direcioná-los, a princípio, e que pudessem também fazer as trocas e experimentações que julgassem necessárias para esgotarem a excitação da novidade, para poder começar a dirigi-los.
Foi uma loucura. Todos estavam envolvidos e ávidos para descobrirem e criarem suas próprias sombras. Alguns tentavam copiar as sombras criadas pelos colegas com suas figuras geométricas. Também surgia o conflito por causa disso. Tudo normal para a idade, exigindo a mediação da professora.

4.1.Atividade Dirigida:

Não foi preciso usar o lençol, pois quinta-feira, dia 12 de junho, estava um dia tão ensolarado que eles podiam criar as sombras na parede da escola mesmo. Sugeri que obtivessem sombras iguais com dois recortes diferentes, comentários deles:
-Prô como é isso?
-Não tô conseguindo. Faz para mim, Prô?
-Não tem jeito. Que saco!
Não dei respostas, apenas incentivei-os a continuarem tentando.
Solicitei, então, que pegassem figuras diferentes, formando outras sombras. Comentário deles:
-Gente, com dois círculos pequenos e um grande fiz uma sombra de Mickey.
-Eu fiz um carro.
-Troca comigo, Weslem, para ver que sombra eu faço com as tuas figuras e tu com as minhas.
Fiz um material abundante para que todos pudessem ter acesso e participassem.
Alguns alunos começaram a deixar as figuras geométricas de lado e começaram a fazer sombras com suas mãos e até usando seus corpos sozinhos ou em duplas, trios. Também entrei na “dança”

4.2.Debatendo com as crianças:
*Para haver sombra é necessário haver luz? Sim o raio do Sol faz luz e aí se pode fazer sombra; Sombra é a luz forte do sol impedida por alguma coisa.
*Sombra é o mesmo que escuro? Sombra é uma coisa forte que impede a passagem da luz do sol; Pode ser a mesma coisa que escuro, porque a noite existe porque não tem mais raio do sol.
*Que atividades só fazemos no claro? Ir na aula; Brincar na rua; Ler os livrinhos da biblioteca; Escrever letras; Contar palitos; Enxergar bem as coisas; Andar de bicicleta.
*E no escuro, que atividades podemos fazer? Andar de bicicleta no escuro é perigoso; Andar dentro de casa no escuro não é legal; No escuro é bom para dormir; Eu tenho medo do escuro, por isso durmo com um abajur aceso; Preciso de lanterna para achar as coisas no escuro.
*Dê um exemplo de algo na natureza que só acontece no claro: O dia, prô; Quando é claro é mais quentinho; A gente só vê o sol de dia.
*Dê um exemplo de algo da natureza que só ocorre no escuro: A lua e as estrelas a gente vê no escuro; Às vezes se vê a lua de dia. As plantinhas ficam molhadinhas de noite. Minha vó diz que é por causa do sereno.


*Dê um exemplo de algo na natureza que acontece no claro e no escuro: A gente respira, prô; Pode chover e trovejar.
*Você acha a sombra importante na natureza? Por quê? Acho que a sombra é boa quando a gente tá com muito calor; É, prô, a sombra refresca a gente; Por isso é bom jogar futebol na sombra;
*A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Seria bom observar, prô mas eu acho que essa sombra muda; Muda sim, porque o sol passeia no céu e vai batendo diferente nela; É, agora ela bate aqui, a sombra e depois ela bate lá. O Sol é passeador, por isso a sombra da árvore muda de lugar.

5. Construção coletiva do conceito de sombra usando o vocabulário e a estrutura frasal dos alunos:

Sombra é o escuro preto, que aparece quando alguma coisa tampa o raio do sol, não deixando ele passar. Às vezes, o escuro vence o Sol.

6.Avaliação:

São crianças pequenas e curiosas e necessitam outras experiências sobre o assunto para poderem, a partir de suas próprias vivências e dessa atividade continuarem a buscar suas respostas. Muitas vezes, tive vontade de dar-lhes respostas, mas não tenho o direito de tirar-lhes a magia da curiosidade.
Na terça-feira, dia 17 de junho veremos um vídeo infantil sobre luz e sombra. Como vêem estamos apenas começando. Estamos em processo de construção desse conhecimento.

7. À luz do pensador:

“A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade mais expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução extingue e que, ao contrário, se trata de estimular ou, caso esteja adormecida, de despertar.” (Edgar Morin, p.39-Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro)

“O Planeta Terra é mais do que um contexto: é o todo ao mesmo tempo organizador e desorganizador de que fazemos parte. O todo tem qualidades ou propriedades que não são encontradas nas partes, se estas estiverem isoladas umas das outras, e certas qualidades ou propriedades das partes podem ser inibidas pelas restrições provenientes do todo. (Edgar Morin, p.37_ Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro)

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