segunda-feira, 31 de agosto de 2009

TEXTO ARGUMENTATIVO








Após nossa primeira aula presencial da Interdisciplina "Seminário Integrador VII" 2009/2, onde falamos sobre Texto Argumentativo e da importância das nossas produções textuais, tendo em vista a produção de nosso TCC para o segundo semestre de 2010, finalizando nossa graduação com chave de ouro, senti a necessidade de pesquisar na web sobre TEXTO ARGUMENTATIVO. Tentei resumir algumas idéias, resultantes de minhas leituras, que considerei relevantes para minha aprendizagem sobre esse assunto:


TEXTO ARGUMENTATIVO


Escrever ou falar sobre um tema não é apenas enviar uma mensagem e fazer com que nosso leitor/ouvinte a receba e a compreenda. Não é apenas o ato de transmitir idéias, informações. Tomamos a palavra escrita ou falada para que nosso leitor/ouvinte creia nela ou faça o que nela está proposto.
Comunicar, num TEXTO ARGUMENTATIVO, além de um “fazer saber”, é, também, “um fazer crer”, “fazer fazer”. A língua passa a ser, além de um instrumento de comunicação, uma forma de ação sobre as idéias das outras pessoas, isto é, uma estratégia de convencimento, de persuasão, de mudança de opinião.
Partindo-se desse pressuposto, TEXTO ARGUMENTATIVO é um texto onde defendemos uma idéia, um ponto de vista, uma opinião, uma TESE fazendo com que nosso leitor/ouvinte acredite nela, aceite-a.
Nele há três componentes: a TESE, os ARGUMENTOS, as ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS.
TESE é a idéia que o autor defende, devendo ser polêmica, implicando um debate, a divergência, o conflito de opiniões.
O termo ARGUMENTO vem do latim “ARGUMENTUM”: “ARGU”= “fazer brilhar”, “iluminar”. É tudo que responde aos “por quês” da tese que está sendo defendida. Argumentar é persuadir RACIONALMENTE.
As ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS são todos os recursos verbais que o autor utiliza para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, convencê-lo, gerando credibilidade. A CLAREZA é um exemplo de estratégia argumentativa porque se o leitor/ouvinte entende com clareza poderá dar credibilidade à proposta do autor. A clareza, portanto, não é um argumento, mas uma estratégia argumentativa.
Outra estratégia argumentativa é a LINGUAGEM FORMAL, em relação a um trabalho acadêmico, para se conseguir conquistar nosso ouvinte leitor. Outros exemplos de estratégias argumentativas: vários argumentos dispostos ao longo do texto, o ataque às fontes contrárias, a qualidade das fontes usadas pelo autor, quando o escritor/orador antecipa a argumentação do oponente respondendo-a (prolepses), a utilização das perguntas retóricas, etc.
São qualidades de um TEXTO ARGUMENTATIVO: rigor, clareza, objetividade, coerência, sequencialização, riqueza lexical.
A Riqueza Lexical constitui-se da diversidade de palavras e expressões que enriquecem, esclarecem e dão sentido ao texto.


A argumentação formal
A nomenclatura é de Othon Garcia, em sua obra "Comunicação em Prosa Moderna". O autor, na mencionada obra, apresenta o seguinte plano-padrão para o que chama de argumentação formal:
Proposição (tese): afirmativa suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento.
Análise da proposição ou tese: definição do sentido da proposição ou de alguns de seus termos, a fim de evitar mal-entendidos.
Formulação de argumentos: fatos, exemplos, dados estatísticos, testemunhos, etc.
Conclusão.


SITES PESQUISADOS:


http://www.pucrs.br/gpt/argumentativo.php

http://www.scribd.com/doc/2683260/Texto-argumentativo


http://www.dicio.com.br/dicionario/