sexta-feira, 16 de outubro de 2009

slideshow - Construindo um minhocário










Era uma bela manhã do dia 14 de outubro: sol, temperatura amena, o material solicitado às famílias para a construção do minhocário fora trazido pela maioria dos alunos da turma 229.
Pedimos permissão à Diretora da Escola, já que não era nosso horário de “Pracinha”, para realizarmos a construção de nosso minhocário nesse ambiente, pois era um ambiente ao ar livre, cheio de verde. Lá temos canos de cimento repletos de compostagem, terra adubada e muitas minhocas. Favoreceu, assim, nossa atividade científica, quando nos faltou algum material necessário.
A permissão nos foi concedida, após alguns acertos. E, por incrível que pareça, passamos a manhã envolvidos nessa construção. Paramos somente para a higiene, para o lanche e recreio.
Ao procurarmos algumas minhocas na compostagem da pracinha, as crianças quiseram observar e manusear seu corpo. Alguns cheiraram as minhocas e, na sua maioria, não gostaram do seu cheiro.
Pediram-me para abrirem umas minhocas para conhecerem como eram por dentro. Concenti-lo, mas afirmando-lhes que tudo isso era em prol da Ciência e do nosso conhecimento. Não machucaríamos as minhocas por machucá-las. Tínhamos objetivos muito curiosos e relevantes para nossa aprendizagem. Uns disseram: “Coitadinhas!” Outros: “Será que doeu nelas?”
Seguiram passo a passo a construção do minhocário e chegaram à conclusões importantes: “As minhocas tem seu corpo dividido por aneizinhos.” Cada uma tem um anelão mais largo.” “Elas são diferentes das cobras.” “ Elas não têm ossos.” “ Elas têm uma melequinha dentro do corpo delas.” Eu achei que as minhocas são fedidas.” “Elas são rápidas para entrarem dentro da terra para se esconder da gente.” “Claro, né, para elas nós somos monstros muito feios.” “Feias são elas e a mãe delas...” E assim por diante. Um show! A Orientadora Educacional da Escola tirava as fotos enquanto trabalhávamos.
Como construímos nosso minhocário:


1-Colocar, no fundo do recipiente, uma camada de aproximadamente 2 cm de terra escura. Em seguida, acrescentar, com a mesma espessura, uma camada dos outros materiais na seguinte ordem: pó de giz, areia e esterco.
2-Repita estas camadas até encher o vidro.
3-Acrescentar folhas mortas.
4- Colocar, cuidadosamente, meio copo de água pelo centro da garrafa - para não desmanchar as camadas;
5-Depositar 5 minhocas as minhocas;
6-Fechar o vidro com tela de náilon ou tule;
7-Cobrir ao redor com o material escuro;
8- Deixar o recipiente em local onde não receba luz direta do Sol.

Após terminarem a construção dos minhocários, pousaram para mais fotos, já em sala de aula. Depois colocaram suas construções em local sem luz direta na própria escola para fazermos nossas observações durante o período da experiência.

Logo, logo postarei o Projeto de Ciências e a apresentação na Feira de Ciências da Escola.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Parabéns Roselaine! Deve ter sido uma parendizagem muito significativa para eles... quantas dúvidas e certezas, não acha?? Adorei! E fiquei impressionada com a construção do minocário. Pena que minhas professora nunca tiveram essa idéia! hehe Parabéns pelo projeto. Fico no aguardo do próximo! =)