quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Projeto, integração, interdisciplinaridade

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLOTILDE ROSA
RUA GENERAL OSÓRIO, 511 – PARADA 79 – BAIRRO SALGADO FILHO
GRAVATAÍ – RS
DIRETORA ROSIRIS MAGNO
PROFESSORA ROSELAINE DA MOTA ZANETTE
TURMA 229 – SEGUNDO ANO – TURNO DA MANHÃ



PROJETO “APRENDENDO SOBRE AS MINHOCAS”
DE 9 DE ATÉ 24 DE OUTUBRO/ 2009

JUSTIFICATIVA:
ESSA TURMA DE 2º ANO, TAMBÉM, FOI MINHA NO 1º ANO COM ALGUMAS EXCESSÕES DE ALUNOS QUE FORAM TRANSFERIDOS E DE ALUNOS QUE FORAM ADIDOS DURANDTE O ANO LETIVO.
NO ANO QUE SE PASSOU, REALIZAMOS UM PROJETO QUE RESULTOU NA CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO E QUE APRESENTAMOS NA FEIRA DE CIÊNCIAS E TAMBÉM NUM LIVRO DE AUTORIA DA TURMA QUE FEZ PARTE DE NOSSOS LIVROS NA FEIRA DO LIVRO DA ESCOLA.
ELES QUERIAM REALIZAR OUTRO PROJETO DE CIÊNCIAS QUE RESULTASSE EM MUITAS APRENDIZAGENS, PORQUE APRENDERAM MUITO COM O TERRÁRIO.
MONTEI, ENTÃO ESSE PROJETO PENSANDO NAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS, NA FEIRA DE CIÊNCIAS QUE ACONTECERÁ NA ESCOLA, NA QUESTÃO AMBIENTAL QUE TRABALHAMOS EM TODA A ESCOLA DURANTE O ANO TODO E NA AVERSÃO QUE MEUS ALUNOS APRESENTARAM EM RELAÇÃO ÀS MINHOCAS AO LEREM O TEXTO RECREATIVO "A PESCARIA COM O VOVÔ PEDRO", DE ÂNGELA POLIANA DA SILVEIRA. MUITAS CRIANÇAS TRAZEM ESSE PRECONCEITO COM AS MINHOCAS SEM CONHECER SEU PAPEL IMPORTANTE NA AGRICULTURA, ISTO É, NA VIDA DAS PLANTAS, NA FERTILIDADE DO SOLO.
JUSTIFICO ASSIM A CRIAÇÃO DESSE PROJETO.



OBJETIVOS:




-PROMOVER UM AMBIENTE LÚDICO QUE MEXA COM A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO DOS ALUNOS, TANTO NOS TEXTOS E LIVRINHOS, COMO NAS OUTRAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

-INCENTIVAR A ESCRITA DE SUAS IDÉIAS E OPINIÕES (PRODUÇÃO TEXTUAL), BEM COMO A VONTADE DE EXPOR SEUS DESENHOS E PRODUÇÕES TEXTUAIS NOS MURAIS E PAINÉIS NA SALA E NOS CORREDORES DA ESCOLA.

-DESENVOLVER TAREFAS QUE CONTRIBUAM COM A LEITURA, A ESCRITA CORRETA DAS PALAVRAS E COM A ESTRUTURA FRASAL.

-OPORTUNIZAR ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM SEU PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO, A COMPREENSÃO DA SEQUÊNCIA NUMÉRICA ATÉ 50, DOS SEUS NÚMEROS ANTECESSORES E SUCESSORES E A LEITURA DESSES NUMERAIS.

-FOMENTAR A VONTADE DE DESENVOLVER UM PROJETO DE CIÊNCIAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS MINHOCAS NO AMBIENTE, SUAS CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES: COMO SÃO, ONDE MORAM, DO QUE SE ALIMENTAM, ETC.

-ENVOLVER AS FAMÍLIAS E A ESCOLA NESSA APRENDIZAGEM.
CONTEÚDOS:


LEITURA SILENCIOSA; LEITURA ORAL; PONTUAÇÃO E A EMOÇÃO DO TEXTO; LETRA CURSIVA; ORTOGRAFIA; PRODUÇÃO TEXTUAL; QUESTINAMENTOS REFLEXIVOS E ARGUMENTATIVOS; CONHECIMENTO SOBRE AS MINHOCAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE; ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES COM DEZENAS E UNIDADES NA MESMA OPERAÇÃO; NUMERAIS: LEITURA, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO ATÉ 50; SEQUÊNCIA NUMÉRICA,...
RECURSOS:

TEXTO RECREATIVO "DINHA, A MINHOQUINHA", LIVRO DE LITERATURA INFANTIL "LUCINDA, A MINHOCA GULOSA"; DVD "BARRY E A BANDA DAS MINHOCAS"; PESQUISA NO COMPUTADOR DO TELECENTRO DA ESCOLA; FOLHAS MIMIOGRAFADAS E XEROCADAS, FOLHAS DE DESENHO (MAIS GROSSINHAS) ; MATERIAL DE USO COMUM.


METODOLOGIA:



1º DIA:

* MOTIVANDO ÀS CRIANÇAS PARA A LEITURA DO TEXTO RECREATIVO:


DINHA, A MINHOQUINHA


DINHA É O NOME DA MINHOQUINHA.
ELA PEGOU SUA CESTINHA ROSINHA E SAIU PELA ESTRADINHA.
DINHA QUERIA VENDER AS FRUTINHAS QUE COLHEU À TARDINHA.
ANDOU, SORRIU,CANSOU, MAS VENDEU SUAS FRUTINHAS.
VOLTOU PARA A SUA TOQUINHA COM A SUA CESTINHA CHEIA DE MOEDINHAS, PENSANDO:
-OBA! QUE BOM! AGORA, POSSO COMPRAR MEU VESTIDINHO DE RENDINHA!



*ESCREVENDO AS PALAVRAS DO TEXTO COM LETRA IMPRENSA.

*EXPLORANDO ORALMENTE E POR ESCRITO A ORTOGRAFIA DO TEXTO: NH, CH, LH, QUI.

*EDUCAÇÃO FÍSICA: BOLICHE DE GARRAFAS DE LEITE COM AS DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS DO TEXTO; CORRIDA ENTRE FILAS: COLANDO NO PAINEL AS PALAVRAS DO TEXTO ABAIXO DE SUA DIFICULDADE ORTOGRÁFICA; CAPITÃO MANDA; MORTO/VIVO; PASSARINHOS VOADORES.

*ILUSTRANDO E COLORINDO O TEXTO TRABALHADO.



2º DIA:

*RETOMADA DA LEITURA ORAL DO TEXTO “DINHA, A MINHOQUINHA”.

*ESCREVENDO PALAVRAS DO TEXTO COM LETRA CURSIVA.

*INVENTANDO E ESCREVENDO INDIVIDUALMENTE UM OUTRO FINAL PARA O TEXTO.

*ILUSTRANDO E COLORINDO O FINAL QUE CRIOU.

*DITADO DAS PALAVRAS DO TEXTO COM AS DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS JÁ ESTUDADAS.

*HISTÓRIAS MATEMÁTICAS DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO ENVOLVENDO O TEXTO, POR EXEMPLO: “DINHA TINHA 47 MOEDINHAS. FOI À UMA LOJA E COMPROU UM VESTIDO COM 15 MOEDINHAS. QUANTAS MOEDINHAS SOBRARAM PARA DINHA?” “DINHA VENDEU 20 LARANJAS, 14 BERGAMOTAS E 5 MAÇÃS. ELA VENDEU UM TOTAL DE ......... FRUTAS.”

3º DIA:

*RETOMADA DA LEITURA ORAL DO TEXTO “DINHA, A MINHOQINHA”, TRABALHANDO ORAL E DIRIGIDAMENTE A PONTUAÇÃO E A EMOÇÃO DO TEXTO COM A CONTRIBUIÇÃO EFETIVA DA TURMA.

*COLANDO NUM PAINEL AS ILUSTRAÇÕES E O TEXTO DOS NOVOS FINAIS CRIADOS PELOS ALUNOS NA AULA ANTERIOR, PARA A EXPOSIÇÃO NO MURAL DA ESCOLA.

*COMEÇANDO A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO.

*NUMERAIS: ANTECESSOR, SUCESSOR, LEITURA DE NUMERAIS ATÉ 50, SEQUÊNCIA NUMÉRICA.




4º DIA:

*RETOMADA DA LEITURA ORAL DO TEXTO.

*DISTRIBUINDO FICHAS COM PALAVRAS DO TEXTO PARA QUE CADA CRIANÇA ESCOLHA QUATRO PARA COM ELAS CRIAR UMA FRASE COM CADA UMA.

*CHAMANDO A ATENÇÃO DE TODOS PARA A SEPARAÇÃO DAS PALAVRAS DAS FRASES COM UM PEQUENO ESPAÇO E A NECESSIDADE DE PONTUÁ-LAS.

*CONTINUANDO COM ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO: “DINHA, A MINHOQUINHA”

*TRABALHANDO COM PALITOS AMARELOS (UNIDADES) E PALITOS AZUIS (DEZENAS) A ORDEM DOS NUMERAIS ATÉ 50.

*EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPETIÇÕES ENTRE FILAS COM BOLA; “GAIOLAS LOUCAS”; “SALADA DE FRUTA”; “CAÇADOR”; “CAPITÃO MANDA” ( FAZENDO EM CÂMERA LENTA)


5º DIA:

*FILME “BARRY E A BANDA DAS MINHOCAS”.

*DEBATENDO SOBRE O FILME E A OPINIÃO DE CADA CRIANÇA SOBRE AS MINHOCAS E COMO ERAM VISTAS E MENOSPREZADAS PELOS OUTROS INVERTEBRADOS.

*PARTINDO DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: “SERÁ QUE AS MINHOCAS SÃO BICHINHOS INÚTEIS QUE NÃO SERVEM PARA NADA COMO DIZIAM OS ANIMAIZINHOS DO FILME?” (ANOTANDO ALGUMAS IDÉIAS NO QUADRO). ESCREVENDO EM FICHAS SUAS PRÓPRIAS OPINIÕES HIPOTÉTICAS PARA EXPOR NUM CARTAZ EM AULA.



6º DIA:


*HORA DO CONTO “LUCINDA, A MINHOCA GULOSA”, DE NAIARA MATTAR ARAÚJO : UMA OUTRA HISTORINHA MOSTRANDO UM LADO MAIS REALISTA DA VIDA DAS MINHOCAS E SUAS UTILIDADES MESMO QUE MANTENDO A LUDICIDADE DO CONTO INFANTIL.

*PESQUISANDO NO GOOGLE SOBRE A VIDA DAS MINHOCAS, DESCOBRIMOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM MINHOCÁRIO. TODOS ESTAVAM CHEIOS DE VONTADE DE CONSTRUÍ-LO PARA VER O QUE ACONTECERIA.

*COMBINANDO COMO TORNARÍAMOS POSSÍVEL ESSA ATIVIDADE: COLETA DE MATERIAIS COM A AJUDA DOS PAIS, DANDO-LHES TEMPO PARA CONSEGUÍ-LOS E ORGANIZÁ-LOS PARA QUE REALIZÁSSEMOS ESSA ATIVIDADE NA ESCOLA. DECIDIMOS QUE EU FARIA NO COMPUTADOR A LISTA DO MATERIAL QUE PRECISARÍAMOS PARA ENVIAR AOS PAIS COM UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.



7º DIA:

*O MINHOCÁRIO SERIA NOSSO EXPERIMENTO PARA DESCOBRIRMOS ALGUMAS COISAS SOBRE A VIDA DAS MINHOCAS. SERIA NOSSO PROJETO PARA A NOSSA FEIRA DE CIÊNCIAS, QUE ACONTECERÁ NO DIA 24 DE OUTUBRO.

*ENVIANDO UM BILHETE PARA OS PAIS SOLICITANDO O MATERIAL QUE NECESSITAMOS PARA A CONSTRUÇÃO DO MINHOCÁRIO:

“SENHORES PAIS, PRECISAMOS PARA QUARTA-FEIRA, DIA 14 DE OUTUBRO, DO SEGUINTE MATERIAL PARA CADA UM CONSTRUIR SEU MINHOCÁRIO EM AULA:

-GARRAFA PET BRANCA (TRANSPARENTE) DE DOIS LITROS;
-TERRA ESCURA DE JARDIM;
-TERRA DE OUTRA COR, PODENDO SER AREIA;
-ESTERCO;
-UM PEDAÇO DE TULE OU DE TELA DE NÁILON BEM FLEXÍVEL TIPO DESSAS QUE SE USA NAS JANELAS PARA EVITAR A ENTRADA DE MOSQUITOS;
-UM SACO DE LIXO PRETO PEQUENO E RESISTENTE;
-UM PAR DE LUVAS PLÁSTICAS OU DE SILICONE, SEM FUROS PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM MANUSEAR TODO O MATERIAL SEM UMA PROVÁVEL CONTAMINAÇÃO.


A ESCOLA ENCARREGAR-SE-Á DO CARVÃO ATIVADO, DO PÓ DE GIZ BRANCO E DOS ATILHOS DE BORRACHA QUE TAMBÉM USAREMOS NESSA ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO.”

AGRADECEMOS DESDE JÁ .
TURMA 229"

AVALIAÇÃO
VERIFICAREI AS APRENDIZAGENS E DIFICULDADES DE MEUS ALUNOS ACOMPANHANDO DE PERTO SUAS PRODUÇÕES, ESTANDO ATENTA QUANDO DEVO INTERVIR PARA AJUDÁ-LOS A BUSCAR SOLUÇÕES PARA AS SUAS DÚVIDAS, ANOTANDO OS CAMINHOS QUE TIVEMOS QUE MUDAR AO LONGO DO PROJETO PARA TORNÁ-LO MAIS SIGNIFICATIVO E EMPOLGANTE PARA AS CRIANÇAS.
HAVERÁ UM MOMENTO PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM SUA AVALIAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, RELATANDO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE PERCEBERAM AO LONGO DO PROJETO E O QUE PODERIA SER MELHORADO.
OBSERVAÇÕES:
OS CONTEÚDOS: LEITURA, INTERPRETAÇÃO, ESTRUTURA FRASAL, PRODUÇÃO TEXTUAL, ORTOGRAFIA DO TEXTO, ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, RESOLUÇÃO DE HISTÓRIAS MATEMÁTICAS, NUMERAIS ESTAVAM SENDO REALIMENTADOS. NENHUM DELES ERA CONTEÚDO INTRODUZIDO NESSE PROJETO. ERAM INTRODUTÓRIOS OS CONTEÚDOS QUE DIZEM RESPEITO ÀS MINHOCAS.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Gostei muito! Um belo exemplo de integração e interdisciplinaridade. Aguardo a postagem com os resultados do projeto! Abraços =)