PROJETO DE CIÊNCIAS
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA CLOTILDE ROSA
1º A 5º ANO
DIRETORA ROSIRIS MAGNO
RUA GENERAL OSÓRIO, 511, SALGADO FILHO, PDA 79, GRAVATAÍ, RS
FONE 34885353
2º ANO- TURMA 229- MANHÃ
PROFESSORA ROSELAINE DA MOTA ZANETTE
"CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO"
OBJETIVOS:
*DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DAS MINHOCAS NO MEIO AMBIENTE;
*CONHECER SOBRE A VIDA DAS MINHOCAS;
DURAÇÃO:
14 A 24 de outubro
MATERIAL NECESSÁRIO:
*garrafa pet de 2 litros, lisa e transparente com o gargalo cortado;
*terra escura preta (de jardim);
*terra de cor mais clara, pode ser areia;
*esterco;
*carvão ativado;
*folhas secas;
*pó de giz branco;
*1 pedaço de tule ou de tela de náilon, bem flexível, de espessura fina;
*1 par de luvas plásticas ou de silicone, já usadas, mas inteira para que a criança possa manusear o material sem contaminar-se;
*1 saco de lixo preto e pequeno;
*5 minhocas vivas.
MODO DE PREPARO DO MINHOCÁRIO:
Colocamos no fundo da garrafa pet um grossa camada de terra preta( de jardim), alternando uma camada de terra clara, depois pó de giz, pó de carvão ativada.
Recomeçamos o processo novamente até enchê-la.
Regamos a mistura, mas sem encharcá-la, apenas umedecendo-a.
Soltamos as minhocas na última camada, de baixo para cima.
Fechamos a abertura com a tela de náilon e um atilho.
Envolvemos o minhocário, menos a sua abertura superior, com o saco de lixo preto.
Colocamo-lo num lugar que não batesse sol direto, num canto da dispensa da escola, deixamo-lo ali sem mexer, durante 1 semana.
HIPÓTESES LEVANTADAS PELOS ALUNOS:
*As minhocas vão encher o minhocário com filhotes e os filhotes vão morrer porque não terá lugar para todas. (Weslem -8 anos)
*As minhocas vão morrer no escuro. (Henrique- 6 anos)
*Não vão morrer não, pois vai entrar ar por cima.(Bruno- 7 anos)
*Elas gostam de comer terra e vão abrir caverninhas dentro da terra como na história da "Lucinda, a minhoca gulosa". (Paloma- 8 anos)
*As minhocas vão se engasgar com giz. (Laís- 7 anos)
PROVOCAÇÕES DA PROFESSORA :
*Por que foi preciso envolver o minhocário com saco de lixo preto? Por que não usamos outra cor mais clarinha?
*Por que não colocamos o minhocário num local que bata sol direto nele?
*O que aconteceria se encharcássemos o minhocário de água?
*O que acontecerá com o minhocário após 1 semana?
*Uma semana é um tempo suficiente parapara vermos o que acontecerá com nossas minhocas em seus minhocários?
ACONTECIMENTOS RELEVANTES DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO:
Os alunos mostraram-se excitados em realizar o minhocário. A mãe de um deles disse-me que seu filho não dormira na noite anterior, de tão ansioso. Poucos alunos não compareceram a aula nesse dia: "Minha mãe disse para eu ficar em casa, ela não sabia onde comprar o material." (Material que foi pedido com uma semana de antecedência)
Os que tinham material pediram ajuda aos que não o tinham para fazer o seu minhocário.
A Diretora da Escola incentivou-nos muito: comprou-nos o carvão ativado, cedeu-nos o tanto de giz branco de que precisaríamos, permitiu-nos que realizássemos a construção do minhocário na pracinha, pois não era nosso "Dia de Pracinha"(Fizemos uma troca de dia com a professora da outra turma), arrumou-nos, através do Sr Olmiro, Auxiliar de Serviços Gerais da Escola, o local para colocarmos os terrários.
Os alunos estavam ansiosos para abrí-los.
Os pais colaboraram sensivelmente com nosso projeto, contribuindo com pesquisas feitas no computador sobre as minhocas, prestigiando nossa apresentação na Feira de Ciências realizada na Escola no dia 24 de outubro.
PROCEDIMENTOS, ENQUANTO ESPERÁVAMOS ANSIOSAMENTE A PASSAGEM DA SEMANA:
*Leituras na internet sobre as minhocas;
*Leitura em livros;
*Construção de um texto coletivo sobre todas as descobertas que fizemos sobre as minhocas.
APÓS O PRAZO DE UMA SEMANA, CADA UM PEGOU O SEU MINHOCÁRIO, OBSERVOU-O, DEPOIS DE RETIRAREM OS SACOS DE LIXO PRETO DE SUA VOLTA.
COLOCARAM ORALMENTE O QUE OBSERVARAM E ESCREVERAM SUAS OBSERVAÇÕES. LOGO APÓS, SOCIALIZARAM SUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS.
ORIENTEI-OS NA CONSTRUÇÃO DA CONCLUSÃO COLETIVA PARA O PROJETO, PROCURANDO MANTER A ORIGINALIDADE DE SEU VOCABULÁRIO.
TORNAMOS A REVESTÍ-LOS COM SACO PRETO, DEPOIS DE UMEDECÊ-LOS NOVAMENTE, COLOCANDO-OS NO MESMO LUGAR ONDE ESTAVAM ATÉ A APRESENTAÇÃO DE NOSSO PROJETO NA FEIRA DE CIÊNCIAS, QUE ACONTECEU NO DIA 24 DE OUTUBRO, SÁBADO PELA MANHÃ.
A FEIRA FOI PRESTIGIADA PELOS PAIS, PELA COMUNIDADE E PELOS ALUNOS DA ESCOLA.
CADA ALUNO LEVOU SEU MINHOCÁRIO PARA CASA AO TERMINAR A FEIRA, DEVOLVENDO AS MINHOCAS PARA A NATUREZA.
A APRESENTAÇÃO DOS MEUS ALUNOS FOI UM SUCESSO.
O SLIDESHOW QUE ESTÁ POSTADO MOSTRA AS FOTOS DO DIA EM QUE ABRIMOS OS MINHOCÁRIOS PARA CONCLUIR NOSSO PROJETO E AS FOTOS REFERENTES À APRESENTAÇÃO DO MESMO.
CONCLUSÃO COLETIVA:
As minhocas comem a terra , assim vão furando-a formando túneis subterrâneos (galerias). Esses tuneizinhos ajudam a água da chuva e o ar (oxigênio) a entrar na terra, evitando que o encharcamento das águas da chuva apodreça as raízes das plantinhas.
As minhocas se alimentam de terra e da matéria orgânica (cascas de fruta, folhas secas, galhos secos) que essa terra possui. Depois ela expele pelo seu ânus (Aparelho Excretor) a maioria daquilo que comeu em forma de húmus.
O húmus é o adubo orgânico de melhor qualidade para o crescimento e para a saúde das plantinhas.
Por isso as minhocas são tão importantes para a agricultura, para que tenhamos um solo fértil e de boa qualidade para a vida dos vegetais.
Elas são importantes também para a nossa vida, porque precisamos das plantas para nos alimentarmos. As plantas também soltam oxigênio para que possamos respirar ar puro.
POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO
Elas são importantes também para a nossa vida, porque precisamos das plantas para nos alimentarmos. As plantas também soltam oxigênio para que possamos respirar ar puro.
POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO
Um comentário:
Muito bom Roselaine, excelente iniciativa! Percebo que esse projeto interdisciplinar foi um sucesso. E isso é muito bom, pois a escola tem respaldo para apresentar essas iniciativas ao professores da escola. A conclusão coletiva ficou ótima, só imagino os rostinhos... =)
Postar um comentário