domingo, 8 de junho de 2008

Projetos Interdisciplinares

Considero muito importante que possamos desenvolver Projetos de Estudos Sociais, principalmente quando alcançamos a interdisciplinaridade, todos os segmentos da escola ( alunos, professores, pais e comunidade em geral). Darei um exemplo: Há alguns anos minha escola, durante o mês de setembro, desenvolve um Projeto sobre o Rio Grande do Sul.
Convidamos invernadas artísticas de outras escolas para apresentarem-se para nossa comunidade escolar.
Visitamos CTGs e participamos de suas programações artísticas. Refletimos com os alunos sobre a realidade política e social da Revolução Farroupilha, procurando não mitificar seus personagens.
Organizamos peças teatrais sobre as lendas gaúchas \"A lenda do Primeiro Gaúcho\", \"Negrinho do Pastoreio\", \"A Carreta de Ouro\". Para realizar com beleza e caracterização os personagens envolvemos as famílias dos alunos na confecção da indumentária e do cenário.
Semanalmente, na \"Hora do Conto\" na Biblioteca todas as turmas tomam conhecimento dessas lendas e da cultura gaúcha propriamente dita, reforçando o que é visto e falado em sala de aula.
Estudamos o vocabulário gaudério e os ditados gauchescos ( \"Mais perdido do que cusco em procissão\" ) desde o Pré até a 4ª série, bem como a formação do povo gaúcho, respeitando o interesse e a faixa etária da criança.
Localizamos Gravataí no RS, o RS no Brasil, o Brasil no mundo. As crianças podem frequentar a escola pilchados, na medida de suas possibilidades. Há rodas de chimarrão, onde uma turma convida outras para participar, bem como a seus pais, onde também são preparadas as contações de causos.
É na \" Hora do Conto\" na Biblioteca que os alunos planejam as exposições artísticas e de suas produções escritas.
Algumas turmas preparam danças: Cana Verde, Pezinho, Balaio,etc. e apresentações musicais tanto de músicas gauchescas quanto referentes à imigração alemã e italiana, resgatam brincadeiras folclóricas introduzidas pelos imigrantes.
Envolvimento da família:
* Em 2005, partindo do conto \" A lenda da Carreta de Ouro\", os alunos foram convidados a confeccionarem, com a ajuda de suas famílias, uma carreta de qualquer material, tamanho e acessórios . na culminância desse projeto dá-se as apresentações artísticas e as exposições com a visitação de toda a comunidade escolar.
*Em 2006, partindo da peça teatral \"Lenda do primeiro Gaúcho\" todas as turmas com suas famílias confeccionaram para exposição bonecos e bonecas de pano vestidos com pilcha. Recebemos 91 bonecos para exposição numa realidade de 340 alunos(incluindo irmãs e irmãos).
São alguns exemplos de um Projeto de Estudos Sociais interdisciplinar, socializador, extremamente cultural e regional numa escola pública.


Continuando a abordar sobre Projetos de Estudos Sociais interdisciplinares, coloco sobre outro projeto anualmente desenvolvido em minha escola, no mês de julho sobre os avós, sendo todas as turmas envolvidas, bem como toda a comunidade escolar. Relato algumas atividades que realizamos:
*Avós são convidados a participarem da sala de aula contando suas histórias de vida ou folclóricas (Contação de Histórias), para falar de sua origem, sua visão sobre os dias de hoje e seu tempo de infância, para ensinar as crianças pequenas alguma brincadeira folclórica, para participar de jogos e de gincanas previamente preparadas pelas crianças sobre a orientação do professor. Cada turma estabelece essa participação conforme seus interesses e possibilidades. Os avós que não podem participar respondem enrevistas em suas casas que são lidas e debatidas, enviam fotos de seu tempo de criança, de jovem e que são colocadas nos murais de sala de aula.Fazemos questão da participação na sala de aula de avós brancos, negros, ciganos, dependendo das famílias que temos no ano.
*Há turmas que preparam adaptações teatrais sobre os livros infantis com o auxílio da Bibliotecária: A Velhinha que dava nome às coisas, de Cynthia Ryland (abordando sobre a solidão do idoso), A colcha de retalhos, de Silva e Silva (fala a relação de avós e netos no resgate da memória), O menino e seu amigo, de Ziraldo (onde o autor escreve com delicadeza e afeto sua relação com seu avô), Vovó Delícia, também de Ziraldo (uma homenagem do autor às vovós modernas e descoladas, Guilherme Augusto Araújo Fernandes ( A história de um menino que mora ao lado de um asilo e faz de tudo para devolver a memória de uma velhinha sua amiga, um exemplo de amizade, afeto e respeito aos idosos);
* Visitações a asilos, organizadas por um grupo de crianças de várias idades, levando guloseimas e outros presentes necessários aos idosos, trazidos de casa, bem como conversas por algum tempo com eles, fazem algumas apresentações.
*Discussões sobre os problemas enfrentados pelos idosos em nossa socieade, o que nossa cidade oferece para a terceira idade e como podemos transformar essa realidade em casa e em nosso entorno.
*Englobamos também durante o projeto conteúdos de matemática e ciências, por exemplo, \\\\\\\"Doenças da Terceira Idade\\\\\\\", histórias matemáticas envolvendo as 4 operações.
*As redações sobre o tema abordado em seus diversos enfoques são cobradas dos alunos ao final de todas essas vivências para que tenham conteúdo e conhecimento para escrever.
*A culminância desse projeto é o \\\\\\\"Chá da Vovó\\\\\\\" oferecido pelo nosso CPM para os alunos e seus avós, organizado previamente no turno da tarde, onde ocorre as apresentações e exposição dos trabalhos confeccionados pelas crianças. Durante o Chá do ano passado, uma avó tocou teclado e cantou com sua neta do
Primeiro Ano músicas antigas e modernas.


"Ao sistematizar o ensino do conhecimento, os currículos escolares ainda se estruturam fragmentadamente e muitas vezes seus conteúdos são de pouca relevância para os alunos, que não vêem neles um sentido.

É importante deixar claro que a prática docente, ao adotar a interdisplinaridade como metodologia no desenvolvimento do currículo escolar, não significa o abandono das disciplinas nem supõe para o professor uma “pluri-especialização” bem difícil de se imaginar, com o risco do sincretismo e da superficialidade. Para maior consciência da realidade, para que os fenômenos complexos sejam observados, vistos, entendidos e descritos torna-se cada vez mais importante a confrontação de olhares plurais na observação da situação de aprendizagem. Daí a necessidade de um trabalho de equipe realmente pluridisciplinar.

A contextualização, outro princípio pedagógico que rege a articulação das disciplinas escolares, não deve ser entendida como uma proposta de esvaziamento, como uma proposta redutora do processo ensino aprendizagem, circunscrevendo-o ao que está no redor imediato do aluno, suas experiências e vivências. Um trabalho contextualizado parte do saber dos alunos para desenvolver competências que venham a ampliar este saber inicial. Um saber que situe os alunos num campo mais amplo de conhecimentos, de modo que possam efetivamente se integrar na sociedade, atuando, interagindo e interferindo sobre ela.

Os princípios da identidade, diversidade e autonomia redefinem a relação a ser mantida entre os sistemas de ensino e as escolas. Essa proposta não deve ser entendida como ausência ou omissão do Estado. Ao contrário, a identidade e a autonomia das escolas são exercidas no contexto constituído por diretrizes gerais de ação e assessoramento à implantação das políticas educacionais, o que exige dos sistemas educacionais (federal, estaduais ou municipais), para que a autonomia não se configure como descaso ou abandono, a definição de diretrizes de uma política educacional que reflita as necessidades e demandas do sistema, em consonância com as Diretrizes Nacionais e a estruturação de mecanismos de supervisão / assessoramento, acompanhamento e avaliação dos resultados do desempenho das escolas.

É importante ressaltar que essa autonomia implica em planejamento conjunto e integrado da escola, expressão de um compromisso tácito entre os agentes envolvidos sobre objetivos compartilhados, considerando a especificidade, as necessidades e as demandas de seu corpo docente e discente, criando expressão própria e local ao disposto na base nacional comum.

Esses pressupostos justificam e esclarecem a opção pela organização do currículo em áreas que congregam disciplinas com objetos comuns de estudo, capazes, portanto de estabelecer um diálogo produtivo do ponto de vista do trabalho pedagógico, e que podem estabelecer também um diálogo entre si enquanto áreas.

Ao ser mantida uma disciplinarização, existente ainda nos currículos escolares, a organização da escola se mantém inflexível, o que dificulta uma prática docente mais articulada e significativa para os alunos. As aulas se sucedem de acordo com uma “grade” curricular em tempos sucessivos, tratando de temas dissociados um dos outros.

Várias iniciativas de articulação dos conhecimentos escolares têm sido realizadas. Um dos modelos de integração disciplinar é a multidisciplinaridade: o mesmo tema é tratado por diferentes disciplinas, em um planejamento integrado. Outro método de trabalho didático é aquele em que o currículo se constitui ou se desenvolve em uma série de projetos que problematizam temas da sociedade, que tenham interesse para o grupo.

Uma articulação possível é a de diversos campos de conhecimento, a partir de eixos conceituais. Uma metodologia importante de trabalho didático é a que se dá através de conceitos, como tempo, espaço, dinâmica das transformações sociais, a consciência da complexidade humana e da ética nas relações, a importância da preservação ambiental, o conhecimento básico das condições para o exercício pleno da cidadania. A articulação do currículo a partir de conceitos-chave, sem dúvida, dá uma organicidade ao planejamento curricular.

É necessário um planejamento conjunto que possibilite a eleição de um eixo integrador, que pode ser um objeto de conhecimento, um projeto de intervenção e, principalmente, o desenvolvimento de uma compreensão da realidade sob a ótica da globalidade e da complexidade, uma perspectiva holística da realidade."( Fundação Darcy Ribeiro)

3 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Sandra Costa parabéns, o seu portfólio é muito bem alimentado com suas produções e a aplicabilidade com seus alunos, Sugiro que continues registrando para futuras consultas, no decorrer do Curso.
Um grande abraço;
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS

Geny disse...

Querida aluna Roselaine o seu portfólio apresenta interessantes registros. Sugiro que continues registrando suas produções para que no futuro venha servir de fonte consulta para trabalhos no decorrer do Curso.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS

Geny disse...

Roselaine peço desculpas postei um comentário poe engano da aluna Sandra Costa
Beijos,
Geny