domingo, 29 de junho de 2008

Ciclo da Água na Natureza










A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA



A-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:


Escola: Escola Municipal Cincinato Jardim do Vale, parada 76-Gravataí
Turma: 1º Ano- Turma 12
Faixa etária: 6/7 anos
Período: + / - 10 dias
Número de Alunos: 24



B-JUSTIFICATIVA:

A água é vital para a vida em nosso planeta. É indispensável sua presença em nosso dia-a-dia e nas dos outros seres vivos: plantas e animais.
O homem devido à sua má ação em relação ao ambiente e o mau uso de seus recursos naturais colocou em perigo de extermínio nossos recursos hídricos e, conseqüentemente a vida na Terra.
A água é um bem precioso, mas finito. Hoje, é muito difícil encontrar água de qualidade tanto para o uso doméstico quanto para o uso na irrigação, mesmo em nosso país, que possui 20% da água potável do Planeta Terra.
Por isso, faz-se necessário e imediato que eduquemos e conscientizemos as novas gerações à importância da preservação da água, viabilizando a continuidade da vida em nosso planeta. Justifico assim esse planejamento.

C-OBJETIVOS:


*Promover atividades observatórias, práticas e reflexivas que ajude meu aluno a entender o Ciclo da Água na natureza, conscientizando-o da importância de sua preservação para a continuidade da vida no Planeta terra.
*Realizar atividades que permitam ao meu aluno o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa , hipotética , conclusiva e de registro.
*Permitir o envolvimento de suas famílias nessa conscientização.





D-ATIVIDADE PRÁTICA:



1º DIA: Meus alunos estão acostumados, em sua rotina escolar, a observar o tempo (clima) do dia pela janela da sala ou indo até a rua para depois relatá-lo, socializando suas observações, na “Rodinha” e atualizando a “Janelinha de tempo” que temos na sala com a gravura que represente o tempo do dia.
Daria início, portanto a esse planejamento num dia de chuva, questionando-os e registrando suas hipóteses:
*Como está o tempo, hoje?
*Como está o céu?
*O que podemos fazer num dia de chuva?
*Que coisas não podemos fazer?
* O que usamos em dia de chuva?
*De onde vocês acham que vem toda essa água?
*Essa chuva é importante? Por quê?
*O que pode acontecer quando chove demais?
*E quando não chove por muitos dias?
*Para onde vocês acham que vai toda essa água da chuva?
*Será que sempre teremos chuva?
*Fulano, pegue no armário a gravura que mostra o tempo do dia e coloque-o em nossa “Janelinha do Tempo”.

Anotaria as hipóteses das crianças não me preocupando como expressam suas idéias, mas como as explicam e as defendem, oportunizando-lhes a construção de seus próprios argumentos, garantindo a palavra a todos, partindo de seus conhecimentos e vivências anteriores, incentivando-os a realizarem seus registros através de desenhos.

TAREFA DE CASA: Conversar em casa com seus familiares sobre de onde vem à água da chuva e para onde ela vai. Com a ajuda dos mesmos recortar gravuras que mostrem a chuva ou sua influência na vida das pessoas. Ganharão tiras de papel onde com a ajuda da família escrevam palavras que representem essa idéia.


2º DIA: Exposição em painel das gravuras coletadas em casa com as respectivas palavras que representem as idéias das famílias sobre a chuva seus benefícios e malefícios.
Socialização da rodinha dessas idéias:
*Quando é que a chuva faz bem aos seres vivos?
*Quando é que a chuva pode nos trazer prejuízos?


TAREFA DE CASA: Pediria a quatro famílias o empréstimo de quatro fogões de acampamento (com duas “bocas”) com o respectivo bujão de gás. Isso possibilitará que eu divida a sala em quatro grupos de seis crianças em cada um, com a colaboração da Supervisora , da Orientadora da escola e de uma mãe voluntária e esclarecida para ajudarem-me na tarefa prática sobre Ciclo da Água.

3º DIA: Prepararia previamente a sala de aula instalando com a ajuda das colegas os fogões. Um em cada mesa, onde colocaria seis crianças, dispondo dos seguintes materiais: uma panela com um pouco de água.
Cada grupo de crianças teria a oportunidade de observar a evaporação da água ao vê-la ferver sob a supervisão de cada colaboradora, evitando aglomero e acidentes.
Questionamentos e socialização de idéias:
*O que estamos fazendo?
*Por que vocês acham que se formaram essas bolhinhas dentro da água da panela?
*Que fumacinha é essa que saiu ao ferver a água?
* Vamos fazer outra atividade para ver em que vai se transformar essa fumacinha?

Colocaria a uma certa distância da panela de água fervendo uma forma de alumínio de tamanho médio para que as crianças percebam a formação de gotículas de água que possam cair em formato de chuva.
Questionamentos e socialização:
*O que aconteceu na forma de bolo quando a fumacinha chegava até ela?
*E quando essas gotinhas cresciam o que acabou acontecendo com elas?
Anotar as hipóteses das crianças.

Representar o que viram através de desenho.


4º DIA: Organizarei, previamente, em cada mesinha redonda da sala de aula, duas tigelas de vidro transparentes de água: uma com muito gelo e outra sem. Em cada mesa seis crianças estariam distribuídas para observarem e desenharem o que estavam vendo.
Questionamento e socialização na “Rodinha”:
*Quem gostaria de explicar com suas palavras o que fizemos?
*O que aconteceu com o gelo que tinha na tigela?
*O que aconteceu com a tigela que tinha gelo?
*E com a outra tigela?
*Por que vocês acham que a tigela com gelo começou a suar, verter água?
*Vamos desenhar nossa experiência.

Todas os registros feitos pelas crianças serão expostos por partes para que os ajudem a manter a coerência dos acontecimentos e do seu raciocínio.

5º DIA: Todas as experiências que realizamos nesses dias com a água fervendo, as gotinhas que caíam da forma de bolo e a tigela que vertia água conforme o gelo derretia teria alguma coisa a ver com a chuva que cai em nosso planeta? (Deixarei que falem, anotando suas respostas, suas idéias).
*O que acontece com a água da roupa molhada que está no varal?
*Por que em dia de sol ela seca?
*Por que em dia de chuva não adianta colocar a roupa no varal?
*O que será que aquece a água da roupa, fazendo essa aguinha virar fumacinha, vaporzinho?
*Para onde vai essa fumacinha? O que ela forma lá no céu?
*Quando as nuvens estão cheinhas e já não agüentam mais tanta água, o que pode acontecer?
Hoje vamos ao TELECENTRO de nossa escola para assistir a um vídeo de desenho animado que mostra como a chuva se forma na natureza e como enche nossos rios, lagos e mares. Esse vídeo nos mostrará, também, como é o Ciclo da Água na.
Natureza e de que maneira podemos ajudar a preservar a água, que é tão importante na nossa vida e na vida dos outros seres vivos:
http:/www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

6º DIA: Questionamentos a partir do vídeo:
*O que o calor do sol faz com a água dos rios, mares, lagos?
*Esse fumacinha que sobe para o céu forma o quê ?
*Quando as nuvens estão carregadas de água, o que acontece?
*Essa chuva que cai é importante para a vida no Planeta terra? Por quê?
Vamos desenhar o Ciclo da Água na natureza.
Elaboração de um texto coletivo que explique o Ciclo da água na natureza.

TAREFA DE CASA: Recorte e cole com a ajuda de seus familiares gravuras que mostrem a importância da água para a vida no Planeta Terra? Cada família elaborará com seu filho numa folha de papel : “Como poderá cuidar e preservar a água em casa ?”


7º DIA: Montagem de um painel com as gravuras que mostram a importância da água para os seres vivos na Terra de um lado. No outro lado do painel: “Como podemos preservar a água em casa”?
Socialização das discussões em casa na “Rodinha”. Questionamentos:
*Como podemos evitar o desperdício de água na escola?
*O que vamos fazer para ensinar as outras turmas da escola a preservar a água, evitando seu desperdício em casa e na escola?


E-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:



A água é de fundamental importância para a vida no Planeta Terra, pois todas as formas de vida sobreviverão à medida que tiverem esse elemento vital à sua disposição no mundo.
Os recursos hídricos são finitos, mesmo que haja abundância de água em nosso planeta, pois menos de 3% da água da Terra é potável. 99% d água está congelada dificultando assim a sua utilização pelo homem.
60 a 70% de nosso corpo é composto de água, regulando nossa temperatura interna, sendo essencial para o funcionamento de nosso Sistema Circulatório, Sistema de Absorção, Sistema Digestivo, Sistema de Evacuação, da temperatura do nosso corpo.
O Ciclo da água nada mais é do que um imenso sistema natural de purificação e reciclagem da água na Terra. É um processo elo qual a água que está em nossa atmosfera como vapor condensa e volta á Terra na forma de chuva. Estando na Terra a água torna a evaporar, dando continuidade à sua ordem cíclica natural.
30% da água que cai em forma de chuva não evapora, fica no interior da terra, nos lençóis subterrâneos. A outra parte, em lagos rios, córregos, cachoeiras, riachos, açudes,mares, oceanos, na superfície da Terra.
25% da água da chuva forma a matéria orgânica de que se constituem os seres vivos.
O Ciclo da Água nas cidades é modificado pela impermeabilidade do solo, pela falta de áreas florestais e pelo excesso de construções.
Para não faltar a ordem é poupar:
*Quando escovamos os dentes, devemos molhar a escova e depois fechar a torneira. Voltar a abrí-la para enxaguar a boca e a escova. (Economia de 16.425 litros de água por ano).
*Diminuir o tempo de banho: Em 5 minutos um chuveiro gasta 70 litros de água ( 25.550 litros por ano)
*Lavar o carro com balde, pois lavá-lo com mangueira aberta desperdiça 600 litros de água.
* Controlar os vazamentos de água estando de olho na conta de água.
*Economize energia elétrica. Assim você estará colaborando com seu bolso, com o meio ambiente, evitando a construção de novas represas que causam um grande impacto ambiental.
*Um dos maiores causadores do transbordamento e inundações é a presença de lixo que demora a se decompor nos rios, lagos, esgotos, etc.: papel, panos, filtro de cigarro, garrafas pet, pacotes de salgadinho, borracha, vidro, etc.
*Use a vassoura para limpar as calçadas e os quintais. Não use o esguicho.



“Se é verdade que o gênero humano, cuja a dialógica cérebro/mente não está encerrada, possui em si mesmo recursos criativos inesgotáveis, pode-se , então vislumbrar para o terceiro milênio a possibilidade de nova criação cujos germes e embriões foram trazidos pelo século XX : a CIDADANIA TERRESTRE. E a EDUCAÇÃO, que ao mesmo tempo transmissão do antigo e abertura da mente para receber o novo, encontra-se no cerne dessa nova missão.” (Edgar Morin, p. 72-Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro)

“A compreensão é ao mesmo tempo meio e fim da comunicação humana. O planeta necessita, em todos os sentidos, de compreensões mútuas. Dada a importância da educação para a compreensão, em todos os níveis educativos e em todas as idades, o desenvolvimento da compreensão necessitada reforma planetária das mentalidades; esta deve ser a tarefa da educação do futuro.” (Edgar Morin, p. 104-Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro)


F-METODOLOGIA DE ANÁLISE DA ATIVIDADE DAS CRIANÇAS:


As crianças apresentarão suas conclusões através de suas socializações na “Rodinha” e dos cartazes com suas hipóteses e conclusões que serão por mim confeccionados para exposição.
Meus alunos ainda não estão alfabetizados, por isso seus registros serão feitos através de desenhos, da montagem de painéis que serão expostos para a comunidade escolar e, também, na montagem de textos coletivos com suas efetivas participações.
Faremos também o envolvimento das outras turmas do currículo através de estratégia que será escolhida no final desse processo.


G-AVALIAÇÃO:


A avaliação será feita constantemente, percebendo o grau de envolvimento e de compreensão do aluno nas aprendizagens propostas, estando atenta, também, ao que deve ser mudado durante o processo para garantir o sucesso no alcance dos objetivos.
A partir desse planejamento, observarei seus hábitos e atitudes em relação aos cuidados com a água no banheiro ao escovar seus dentes, ao lavar as mãos antes do lanche e ao saciar sua sede nos bebedouros da escola, já que os acompanho diariamente nessas atividades, pois não temos banheiro e nem bebedouros na sala.



Site por mim pesquisado:

http://www.cunolatina.com.br/dicas.htm


Livro pesquisado:

Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro- Edgar Morin

Nenhum comentário: