domingo, 31 de agosto de 2008

Síntese de leituras que fiz sobre Projetos de Aprendizagem

O desenvolvimento da aprendizagem é o resultado da atividade operatória do sujeito, que constrói o conhecimento quando está em integração com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento que sejam do seu interesse essa apropriação.
No Projeto de Aprendizagem o aluno formula suas questões movimentando-se, interagindo com o desconhecido, com situações novas para apropriar-se desse conhecimento específico seja em Ciências, Artes, Cultura.
São as dúvidas do próprio aluno que geram um Projeto de Aprendizagem num contexto enriquecido de desafios e buscas. Torna-se, então, fundamental que um Projeto de aprendizagem parta da curiosidade do estudante, de suas dúvidas e perguntas e não impostas pelo professor.
O sujeito que consegue formular claramente uma questão a ser resolvida inicia o processo de definição das direções de sua atividade.
Inicia-se estabelecendo-se suas certezas provisórias e suas perguntas temporárias, pois investigando, pesquisando muitas dessas perguntas tornam-se certezas e algumas certezas podem tornar-se dúvidas, podendo gerar outras dúvidas e certezas.
A cada idéia, a cada descoberta alcançada durante esse processo torna necessário a reorganização, retomada ou replanejamento dos caminhos de busca, assim surgindo diversos caminhos podem levar a construção do projeto, onde decidirá, buscará saídas, ativará e sustentará seu nteresse, sua motivação.
Para que isso aconteça o professor deve orientar, respeitar a autonomia do aluno:
*Decidir critérios sobre a relevância em relação a determinado tema;
*Buscar, encontrar e selecionar informações;
*Definir, selecionar, criar procedimentos para detectar a relevância das informações escolhidas em relação às suas questões.
É possível construir Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais e na Educação Infantil. A criança é uma questionadora por excelência: Por que isto? Por que aquilo? Como se faz isso? Na escola, devemos alimentar sua curiosidade, sua atitude inventiva e criadora, exploradora, persistente em suas buscas, ajudando-a a descobrir e aprender.
É um método natural e acessível de construir assim o conhecimento da criança pequena. Se a escola oportunizar essa prática pedagógica acabará com o ensino de massa, pois se surgem dos aprendizes os Projetos de Aprendizagem são projetos diversificados e interdisciplinares, porque uma turma inteira não pensa da mesma maneira, não tem os mesmos interesses, nem as mesmas condições e necessidades. Eis aí uma grande diferença no currículo: PROJETOS DOS ALUNOS.
Cada um explorando os conteúdos no seu tempo, no seu ritmo, podendo ser atendidos em suas necessidades que emergem com mais clareza, conectando-se com outros alunos e outros professores em outros espaços e tempos diferentes, proporcionando uma atividade de construção, interação e reflexão.
Numa próxima publicação darei continuidade à minha síntese da pesquisa no site : http://www.portalensinando.com.br/ensinando/principal/conteudo.asp?id=2033

sábado, 23 de agosto de 2008

Minha Reflexão sobre "Meu Ser Professor Político"

A Educação é uma prática soberanamente social, construída nas relações e nas interações sociais que vão se estabelecendo dentro da Escola. Partindo dessa premissa e após a leitura que fiz do texto "Política pública e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado", de Vera Maria Vidal Peroni, refleti sobre a minha prática, ou melhor, sobre minha postura político-pedagógica em sala de aula como cidadã e professora inserida nessa esfera social, através dos seguintes questionamentos:
*Se sou uma trabalhadora em Educação que luta por valorização profissional, não seria lógico que fosse uma aliada nas buscas e lutas dos trabalhadores?
*Se almejo conquistas sociais relevantes para vivermos com dignidade, não devo estar a favor dos oprimidos e dos historicamente excluídos, não por ser caridosa, mas por considerar que nossa luta é a mesma, enquanto cidadã(mulher, professora, eleitora ultrajada pela corrupção, etc.) que faz parte da mesma sociedade?
*Devo estar comprometida com a transformação social, procurando conhecer a realidade que se desvenda para a Educação de meu País, de meu Estado, de meu município?
*O professor pode considerar-se parte de um coletivo se não contribui ativamente na formação da cidadania e não ajuda seu aluno, dando o melhor de si, na construção do conhecimento?
Acredito que, para existir uma Escola dialógica e transformadora é necessário que tenhamos boa vontade política, não só no discurso ou nas atividades que postamos, mas na verdadeira prática político-pedagógica que alimenta o sonho, a curiosidade, a liberdade de expressão, o afeto incondicional, a construção do conhecimento, a comunicação, a inclusão social, escolar, tecnológica.
Nesse contexto político, econômico e social em que estamos vivendo é imprescindível que nós, Trabalhadores em Educação, aceitemos responsavelmente o desafio de tornar a Escola Pública um espaço de Educação Popular, favorecendo a participação de todos os seus segmentos, numa dinâmica pedagógica, dialógica e cidadã, reconhecendo a Educação e o Conhecimento como direito de todos, inclusive meu, indo de encontro aos sujeitos das classes populares que foram sempre historicamente excluídos, oferecendo-lhes, no que de nós depender, uma aprendizagem de qualidade, significativa, contextualizada, de construção afetiva e efetiva do conhecimento, respeitando as diferenças.
Educação e escolaridade como direito de todos e não como proteção paternalista para evitar o caos social.

domingo, 17 de agosto de 2008

Hipervídeo na Educação

O hipervídeo funciona como um hipertexto, mas com associações que não são estáticas, pois aparecem no desenrolar do conteúdo principal. O link torna-se ação, movimento, não permanecendo no mesmo lugar, nem apresentando o mesmo conteúdo.
Um hipertexto apresenta vários links no mesmo espaço, mas as possibilidades de associação ao hipervídeo aparecem e desaparecem à medida que as sequências são reproduzidas.
As sequências de vídeo são reproduzidas continuamente enquanto o usuário determina o desenvolvimento da narrativa com suas escolhas.
Sua assimilação obedece a ordem de escolha do usuário, de acordo com suas necessidades. O usuário navega dentro do vídeo, clicando em ícones para acessar algo mais.
O hipervídeo oferece ao usuário a oportunidade interativa de interferir no fluxo dessas imagens, partindo de suas opções.
É um excelente recurso digital que o professor pode utilizar em sua prática pedagógica tendo em vista as seguintes possibilidades: trabalho colaborativo, desafios cognitivos, aprendizagens interativas e instigadoras.
Alguns sites pesquisados:
http://fatimamoreira.wordpress.com/
http://www.yaso.in/?p=101

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Atividade 2- Organização do tempo

A tabela que construí com a organização de meu tempo, nesse semestre, está em meu pbwiki.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Atividade 1- Seminário Integrador V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
PÓLO DE GRAVATAÍ
SEMINÁRIO INTEGRADOR V
PROFESSOR SILVESTRE NOVAK
PROFESSOR ELISEO REATEGUI
ROSELAINE DA MOTA ZANETTE





Reflexão sobre o que espero em relação aos meus estudos do Eixo 5 e como pretendo atingir minhas expectativas:


Desejo obter significativas aprendizagens nas interdisciplinas desse Eixo 5 que venham contemplar e enriquecer meu “ser professor” atuante e comprometido com a sala de aula e inserido em 2 Unidades de Ensino distintas, eficientes e públicas.
Acredito que cada interdisciplina, à sua maneira, contribuirá efetivamente com minhas aprendizagens e necessidades nesse momento em que ambas as escolas onde leciono estão reformulando seus Projetos Políticos Pedagógicos, refletindo e debatendo questões relevantes e cruciais para a qualificação de seu fazer administrativo e pedagógico, convidando-me a repensar minhas práticas em relação aos desafios e incertezas presentes em nossos dias.
Alcançarei o que desejo com mais dedicação e organização do meu tempo e das minhas atividades, onde sei que falhei no semestre passado.

domingo, 29 de junho de 2008

Ciclo da Água na Natureza










A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA



A-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:


Escola: Escola Municipal Cincinato Jardim do Vale, parada 76-Gravataí
Turma: 1º Ano- Turma 12
Faixa etária: 6/7 anos
Período: + / - 10 dias
Número de Alunos: 24



B-JUSTIFICATIVA:

A água é vital para a vida em nosso planeta. É indispensável sua presença em nosso dia-a-dia e nas dos outros seres vivos: plantas e animais.
O homem devido à sua má ação em relação ao ambiente e o mau uso de seus recursos naturais colocou em perigo de extermínio nossos recursos hídricos e, conseqüentemente a vida na Terra.
A água é um bem precioso, mas finito. Hoje, é muito difícil encontrar água de qualidade tanto para o uso doméstico quanto para o uso na irrigação, mesmo em nosso país, que possui 20% da água potável do Planeta Terra.
Por isso, faz-se necessário e imediato que eduquemos e conscientizemos as novas gerações à importância da preservação da água, viabilizando a continuidade da vida em nosso planeta. Justifico assim esse planejamento.

C-OBJETIVOS:


*Promover atividades observatórias, práticas e reflexivas que ajude meu aluno a entender o Ciclo da Água na natureza, conscientizando-o da importância de sua preservação para a continuidade da vida no Planeta terra.
*Realizar atividades que permitam ao meu aluno o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa , hipotética , conclusiva e de registro.
*Permitir o envolvimento de suas famílias nessa conscientização.





D-ATIVIDADE PRÁTICA:



1º DIA: Meus alunos estão acostumados, em sua rotina escolar, a observar o tempo (clima) do dia pela janela da sala ou indo até a rua para depois relatá-lo, socializando suas observações, na “Rodinha” e atualizando a “Janelinha de tempo” que temos na sala com a gravura que represente o tempo do dia.
Daria início, portanto a esse planejamento num dia de chuva, questionando-os e registrando suas hipóteses:
*Como está o tempo, hoje?
*Como está o céu?
*O que podemos fazer num dia de chuva?
*Que coisas não podemos fazer?
* O que usamos em dia de chuva?
*De onde vocês acham que vem toda essa água?
*Essa chuva é importante? Por quê?
*O que pode acontecer quando chove demais?
*E quando não chove por muitos dias?
*Para onde vocês acham que vai toda essa água da chuva?
*Será que sempre teremos chuva?
*Fulano, pegue no armário a gravura que mostra o tempo do dia e coloque-o em nossa “Janelinha do Tempo”.

Anotaria as hipóteses das crianças não me preocupando como expressam suas idéias, mas como as explicam e as defendem, oportunizando-lhes a construção de seus próprios argumentos, garantindo a palavra a todos, partindo de seus conhecimentos e vivências anteriores, incentivando-os a realizarem seus registros através de desenhos.

TAREFA DE CASA: Conversar em casa com seus familiares sobre de onde vem à água da chuva e para onde ela vai. Com a ajuda dos mesmos recortar gravuras que mostrem a chuva ou sua influência na vida das pessoas. Ganharão tiras de papel onde com a ajuda da família escrevam palavras que representem essa idéia.


2º DIA: Exposição em painel das gravuras coletadas em casa com as respectivas palavras que representem as idéias das famílias sobre a chuva seus benefícios e malefícios.
Socialização da rodinha dessas idéias:
*Quando é que a chuva faz bem aos seres vivos?
*Quando é que a chuva pode nos trazer prejuízos?


TAREFA DE CASA: Pediria a quatro famílias o empréstimo de quatro fogões de acampamento (com duas “bocas”) com o respectivo bujão de gás. Isso possibilitará que eu divida a sala em quatro grupos de seis crianças em cada um, com a colaboração da Supervisora , da Orientadora da escola e de uma mãe voluntária e esclarecida para ajudarem-me na tarefa prática sobre Ciclo da Água.

3º DIA: Prepararia previamente a sala de aula instalando com a ajuda das colegas os fogões. Um em cada mesa, onde colocaria seis crianças, dispondo dos seguintes materiais: uma panela com um pouco de água.
Cada grupo de crianças teria a oportunidade de observar a evaporação da água ao vê-la ferver sob a supervisão de cada colaboradora, evitando aglomero e acidentes.
Questionamentos e socialização de idéias:
*O que estamos fazendo?
*Por que vocês acham que se formaram essas bolhinhas dentro da água da panela?
*Que fumacinha é essa que saiu ao ferver a água?
* Vamos fazer outra atividade para ver em que vai se transformar essa fumacinha?

Colocaria a uma certa distância da panela de água fervendo uma forma de alumínio de tamanho médio para que as crianças percebam a formação de gotículas de água que possam cair em formato de chuva.
Questionamentos e socialização:
*O que aconteceu na forma de bolo quando a fumacinha chegava até ela?
*E quando essas gotinhas cresciam o que acabou acontecendo com elas?
Anotar as hipóteses das crianças.

Representar o que viram através de desenho.


4º DIA: Organizarei, previamente, em cada mesinha redonda da sala de aula, duas tigelas de vidro transparentes de água: uma com muito gelo e outra sem. Em cada mesa seis crianças estariam distribuídas para observarem e desenharem o que estavam vendo.
Questionamento e socialização na “Rodinha”:
*Quem gostaria de explicar com suas palavras o que fizemos?
*O que aconteceu com o gelo que tinha na tigela?
*O que aconteceu com a tigela que tinha gelo?
*E com a outra tigela?
*Por que vocês acham que a tigela com gelo começou a suar, verter água?
*Vamos desenhar nossa experiência.

Todas os registros feitos pelas crianças serão expostos por partes para que os ajudem a manter a coerência dos acontecimentos e do seu raciocínio.

5º DIA: Todas as experiências que realizamos nesses dias com a água fervendo, as gotinhas que caíam da forma de bolo e a tigela que vertia água conforme o gelo derretia teria alguma coisa a ver com a chuva que cai em nosso planeta? (Deixarei que falem, anotando suas respostas, suas idéias).
*O que acontece com a água da roupa molhada que está no varal?
*Por que em dia de sol ela seca?
*Por que em dia de chuva não adianta colocar a roupa no varal?
*O que será que aquece a água da roupa, fazendo essa aguinha virar fumacinha, vaporzinho?
*Para onde vai essa fumacinha? O que ela forma lá no céu?
*Quando as nuvens estão cheinhas e já não agüentam mais tanta água, o que pode acontecer?
Hoje vamos ao TELECENTRO de nossa escola para assistir a um vídeo de desenho animado que mostra como a chuva se forma na natureza e como enche nossos rios, lagos e mares. Esse vídeo nos mostrará, também, como é o Ciclo da Água na.
Natureza e de que maneira podemos ajudar a preservar a água, que é tão importante na nossa vida e na vida dos outros seres vivos:
http:/www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

6º DIA: Questionamentos a partir do vídeo:
*O que o calor do sol faz com a água dos rios, mares, lagos?
*Esse fumacinha que sobe para o céu forma o quê ?
*Quando as nuvens estão carregadas de água, o que acontece?
*Essa chuva que cai é importante para a vida no Planeta terra? Por quê?
Vamos desenhar o Ciclo da Água na natureza.
Elaboração de um texto coletivo que explique o Ciclo da água na natureza.

TAREFA DE CASA: Recorte e cole com a ajuda de seus familiares gravuras que mostrem a importância da água para a vida no Planeta Terra? Cada família elaborará com seu filho numa folha de papel : “Como poderá cuidar e preservar a água em casa ?”


7º DIA: Montagem de um painel com as gravuras que mostram a importância da água para os seres vivos na Terra de um lado. No outro lado do painel: “Como podemos preservar a água em casa”?
Socialização das discussões em casa na “Rodinha”. Questionamentos:
*Como podemos evitar o desperdício de água na escola?
*O que vamos fazer para ensinar as outras turmas da escola a preservar a água, evitando seu desperdício em casa e na escola?


E-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:



A água é de fundamental importância para a vida no Planeta Terra, pois todas as formas de vida sobreviverão à medida que tiverem esse elemento vital à sua disposição no mundo.
Os recursos hídricos são finitos, mesmo que haja abundância de água em nosso planeta, pois menos de 3% da água da Terra é potável. 99% d água está congelada dificultando assim a sua utilização pelo homem.
60 a 70% de nosso corpo é composto de água, regulando nossa temperatura interna, sendo essencial para o funcionamento de nosso Sistema Circulatório, Sistema de Absorção, Sistema Digestivo, Sistema de Evacuação, da temperatura do nosso corpo.
O Ciclo da água nada mais é do que um imenso sistema natural de purificação e reciclagem da água na Terra. É um processo elo qual a água que está em nossa atmosfera como vapor condensa e volta á Terra na forma de chuva. Estando na Terra a água torna a evaporar, dando continuidade à sua ordem cíclica natural.
30% da água que cai em forma de chuva não evapora, fica no interior da terra, nos lençóis subterrâneos. A outra parte, em lagos rios, córregos, cachoeiras, riachos, açudes,mares, oceanos, na superfície da Terra.
25% da água da chuva forma a matéria orgânica de que se constituem os seres vivos.
O Ciclo da Água nas cidades é modificado pela impermeabilidade do solo, pela falta de áreas florestais e pelo excesso de construções.
Para não faltar a ordem é poupar:
*Quando escovamos os dentes, devemos molhar a escova e depois fechar a torneira. Voltar a abrí-la para enxaguar a boca e a escova. (Economia de 16.425 litros de água por ano).
*Diminuir o tempo de banho: Em 5 minutos um chuveiro gasta 70 litros de água ( 25.550 litros por ano)
*Lavar o carro com balde, pois lavá-lo com mangueira aberta desperdiça 600 litros de água.
* Controlar os vazamentos de água estando de olho na conta de água.
*Economize energia elétrica. Assim você estará colaborando com seu bolso, com o meio ambiente, evitando a construção de novas represas que causam um grande impacto ambiental.
*Um dos maiores causadores do transbordamento e inundações é a presença de lixo que demora a se decompor nos rios, lagos, esgotos, etc.: papel, panos, filtro de cigarro, garrafas pet, pacotes de salgadinho, borracha, vidro, etc.
*Use a vassoura para limpar as calçadas e os quintais. Não use o esguicho.



“Se é verdade que o gênero humano, cuja a dialógica cérebro/mente não está encerrada, possui em si mesmo recursos criativos inesgotáveis, pode-se , então vislumbrar para o terceiro milênio a possibilidade de nova criação cujos germes e embriões foram trazidos pelo século XX : a CIDADANIA TERRESTRE. E a EDUCAÇÃO, que ao mesmo tempo transmissão do antigo e abertura da mente para receber o novo, encontra-se no cerne dessa nova missão.” (Edgar Morin, p. 72-Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro)

“A compreensão é ao mesmo tempo meio e fim da comunicação humana. O planeta necessita, em todos os sentidos, de compreensões mútuas. Dada a importância da educação para a compreensão, em todos os níveis educativos e em todas as idades, o desenvolvimento da compreensão necessitada reforma planetária das mentalidades; esta deve ser a tarefa da educação do futuro.” (Edgar Morin, p. 104-Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro)


F-METODOLOGIA DE ANÁLISE DA ATIVIDADE DAS CRIANÇAS:


As crianças apresentarão suas conclusões através de suas socializações na “Rodinha” e dos cartazes com suas hipóteses e conclusões que serão por mim confeccionados para exposição.
Meus alunos ainda não estão alfabetizados, por isso seus registros serão feitos através de desenhos, da montagem de painéis que serão expostos para a comunidade escolar e, também, na montagem de textos coletivos com suas efetivas participações.
Faremos também o envolvimento das outras turmas do currículo através de estratégia que será escolhida no final desse processo.


G-AVALIAÇÃO:


A avaliação será feita constantemente, percebendo o grau de envolvimento e de compreensão do aluno nas aprendizagens propostas, estando atenta, também, ao que deve ser mudado durante o processo para garantir o sucesso no alcance dos objetivos.
A partir desse planejamento, observarei seus hábitos e atitudes em relação aos cuidados com a água no banheiro ao escovar seus dentes, ao lavar as mãos antes do lanche e ao saciar sua sede nos bebedouros da escola, já que os acompanho diariamente nessas atividades, pois não temos banheiro e nem bebedouros na sala.



Site por mim pesquisado:

http://www.cunolatina.com.br/dicas.htm


Livro pesquisado:

Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro- Edgar Morin

domingo, 22 de junho de 2008

Atividade com meu Primeiro Ano sobre luz e sombra



1.Objetivo:
*Promover uma atividade que permita ao aluno experenciar a formação de sombras com diversas figuras geométricas pretas ou brancas, pequenas ou grandes num dia de sol, com céu azul, para que possa construir o conceito de sombra, refletindo sobre a importância da luz e do escuro na natureza e na nossa vida.

2. Série: 1º ano

3. Faixa etária: 6/7 anos

4. Desenvolvimento:

Confeccionei as figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo nas medidas e nas cores estabelecidas em E.V.A.
Antes de irmos para a rua conversei com eles sobre a atividade: Por que íamos para a rua naquele dia, com aquele material. O que eles poderiam fazer com aquele material. Deixei-os manuseá-los em aula.

Como todos são pequenos e ainda têm certa dificuldade de organizarem-se em grupos, na rua, deixei que todos tivessem acesso aos materiais e que fizessem as sombras que bem entendessem, sem direcioná-los, a princípio, e que pudessem também fazer as trocas e experimentações que julgassem necessárias para esgotarem a excitação da novidade, para poder começar a dirigi-los.
Foi uma loucura. Todos estavam envolvidos e ávidos para descobrirem e criarem suas próprias sombras. Alguns tentavam copiar as sombras criadas pelos colegas com suas figuras geométricas. Também surgia o conflito por causa disso. Tudo normal para a idade, exigindo a mediação da professora.

4.1.Atividade Dirigida:

Não foi preciso usar o lençol, pois quinta-feira, dia 12 de junho, estava um dia tão ensolarado que eles podiam criar as sombras na parede da escola mesmo. Sugeri que obtivessem sombras iguais com dois recortes diferentes, comentários deles:
-Prô como é isso?
-Não tô conseguindo. Faz para mim, Prô?
-Não tem jeito. Que saco!
Não dei respostas, apenas incentivei-os a continuarem tentando.
Solicitei, então, que pegassem figuras diferentes, formando outras sombras. Comentário deles:
-Gente, com dois círculos pequenos e um grande fiz uma sombra de Mickey.
-Eu fiz um carro.
-Troca comigo, Weslem, para ver que sombra eu faço com as tuas figuras e tu com as minhas.
Fiz um material abundante para que todos pudessem ter acesso e participassem.
Alguns alunos começaram a deixar as figuras geométricas de lado e começaram a fazer sombras com suas mãos e até usando seus corpos sozinhos ou em duplas, trios. Também entrei na “dança”

4.2.Debatendo com as crianças:
*Para haver sombra é necessário haver luz? Sim o raio do Sol faz luz e aí se pode fazer sombra; Sombra é a luz forte do sol impedida por alguma coisa.
*Sombra é o mesmo que escuro? Sombra é uma coisa forte que impede a passagem da luz do sol; Pode ser a mesma coisa que escuro, porque a noite existe porque não tem mais raio do sol.
*Que atividades só fazemos no claro? Ir na aula; Brincar na rua; Ler os livrinhos da biblioteca; Escrever letras; Contar palitos; Enxergar bem as coisas; Andar de bicicleta.
*E no escuro, que atividades podemos fazer? Andar de bicicleta no escuro é perigoso; Andar dentro de casa no escuro não é legal; No escuro é bom para dormir; Eu tenho medo do escuro, por isso durmo com um abajur aceso; Preciso de lanterna para achar as coisas no escuro.
*Dê um exemplo de algo na natureza que só acontece no claro: O dia, prô; Quando é claro é mais quentinho; A gente só vê o sol de dia.
*Dê um exemplo de algo da natureza que só ocorre no escuro: A lua e as estrelas a gente vê no escuro; Às vezes se vê a lua de dia. As plantinhas ficam molhadinhas de noite. Minha vó diz que é por causa do sereno.


*Dê um exemplo de algo na natureza que acontece no claro e no escuro: A gente respira, prô; Pode chover e trovejar.
*Você acha a sombra importante na natureza? Por quê? Acho que a sombra é boa quando a gente tá com muito calor; É, prô, a sombra refresca a gente; Por isso é bom jogar futebol na sombra;
*A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Seria bom observar, prô mas eu acho que essa sombra muda; Muda sim, porque o sol passeia no céu e vai batendo diferente nela; É, agora ela bate aqui, a sombra e depois ela bate lá. O Sol é passeador, por isso a sombra da árvore muda de lugar.

5. Construção coletiva do conceito de sombra usando o vocabulário e a estrutura frasal dos alunos:

Sombra é o escuro preto, que aparece quando alguma coisa tampa o raio do sol, não deixando ele passar. Às vezes, o escuro vence o Sol.

6.Avaliação:

São crianças pequenas e curiosas e necessitam outras experiências sobre o assunto para poderem, a partir de suas próprias vivências e dessa atividade continuarem a buscar suas respostas. Muitas vezes, tive vontade de dar-lhes respostas, mas não tenho o direito de tirar-lhes a magia da curiosidade.
Na terça-feira, dia 17 de junho veremos um vídeo infantil sobre luz e sombra. Como vêem estamos apenas começando. Estamos em processo de construção desse conhecimento.

7. À luz do pensador:

“A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade mais expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução extingue e que, ao contrário, se trata de estimular ou, caso esteja adormecida, de despertar.” (Edgar Morin, p.39-Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro)

“O Planeta Terra é mais do que um contexto: é o todo ao mesmo tempo organizador e desorganizador de que fazemos parte. O todo tem qualidades ou propriedades que não são encontradas nas partes, se estas estiverem isoladas umas das outras, e certas qualidades ou propriedades das partes podem ser inibidas pelas restrições provenientes do todo. (Edgar Morin, p.37_ Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro)