O desenvolvimento da aprendizagem é o resultado da atividade operatória do sujeito, que constrói o conhecimento quando está em integração com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento que sejam do seu interesse essa apropriação.
No Projeto de Aprendizagem o aluno formula suas questões movimentando-se, interagindo com o desconhecido, com situações novas para apropriar-se desse conhecimento específico seja em Ciências, Artes, Cultura.
São as dúvidas do próprio aluno que geram um Projeto de Aprendizagem num contexto enriquecido de desafios e buscas. Torna-se, então, fundamental que um Projeto de aprendizagem parta da curiosidade do estudante, de suas dúvidas e perguntas e não impostas pelo professor.
O sujeito que consegue formular claramente uma questão a ser resolvida inicia o processo de definição das direções de sua atividade.
Inicia-se estabelecendo-se suas certezas provisórias e suas perguntas temporárias, pois investigando, pesquisando muitas dessas perguntas tornam-se certezas e algumas certezas podem tornar-se dúvidas, podendo gerar outras dúvidas e certezas.
A cada idéia, a cada descoberta alcançada durante esse processo torna necessário a reorganização, retomada ou replanejamento dos caminhos de busca, assim surgindo diversos caminhos podem levar a construção do projeto, onde decidirá, buscará saídas, ativará e sustentará seu nteresse, sua motivação.
Para que isso aconteça o professor deve orientar, respeitar a autonomia do aluno:
*Decidir critérios sobre a relevância em relação a determinado tema;
*Buscar, encontrar e selecionar informações;
*Definir, selecionar, criar procedimentos para detectar a relevância das informações escolhidas em relação às suas questões.
É possível construir Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais e na Educação Infantil. A criança é uma questionadora por excelência: Por que isto? Por que aquilo? Como se faz isso? Na escola, devemos alimentar sua curiosidade, sua atitude inventiva e criadora, exploradora, persistente em suas buscas, ajudando-a a descobrir e aprender.
É um método natural e acessível de construir assim o conhecimento da criança pequena. Se a escola oportunizar essa prática pedagógica acabará com o ensino de massa, pois se surgem dos aprendizes os Projetos de Aprendizagem são projetos diversificados e interdisciplinares, porque uma turma inteira não pensa da mesma maneira, não tem os mesmos interesses, nem as mesmas condições e necessidades. Eis aí uma grande diferença no currículo: PROJETOS DOS ALUNOS.
Cada um explorando os conteúdos no seu tempo, no seu ritmo, podendo ser atendidos em suas necessidades que emergem com mais clareza, conectando-se com outros alunos e outros professores em outros espaços e tempos diferentes, proporcionando uma atividade de construção, interação e reflexão.
Numa próxima publicação darei continuidade à minha síntese da pesquisa no site : http://www.portalensinando.com.br/ensinando/principal/conteudo.asp?id=2033
No Projeto de Aprendizagem o aluno formula suas questões movimentando-se, interagindo com o desconhecido, com situações novas para apropriar-se desse conhecimento específico seja em Ciências, Artes, Cultura.
São as dúvidas do próprio aluno que geram um Projeto de Aprendizagem num contexto enriquecido de desafios e buscas. Torna-se, então, fundamental que um Projeto de aprendizagem parta da curiosidade do estudante, de suas dúvidas e perguntas e não impostas pelo professor.
O sujeito que consegue formular claramente uma questão a ser resolvida inicia o processo de definição das direções de sua atividade.
Inicia-se estabelecendo-se suas certezas provisórias e suas perguntas temporárias, pois investigando, pesquisando muitas dessas perguntas tornam-se certezas e algumas certezas podem tornar-se dúvidas, podendo gerar outras dúvidas e certezas.
A cada idéia, a cada descoberta alcançada durante esse processo torna necessário a reorganização, retomada ou replanejamento dos caminhos de busca, assim surgindo diversos caminhos podem levar a construção do projeto, onde decidirá, buscará saídas, ativará e sustentará seu nteresse, sua motivação.
Para que isso aconteça o professor deve orientar, respeitar a autonomia do aluno:
*Decidir critérios sobre a relevância em relação a determinado tema;
*Buscar, encontrar e selecionar informações;
*Definir, selecionar, criar procedimentos para detectar a relevância das informações escolhidas em relação às suas questões.
É possível construir Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais e na Educação Infantil. A criança é uma questionadora por excelência: Por que isto? Por que aquilo? Como se faz isso? Na escola, devemos alimentar sua curiosidade, sua atitude inventiva e criadora, exploradora, persistente em suas buscas, ajudando-a a descobrir e aprender.
É um método natural e acessível de construir assim o conhecimento da criança pequena. Se a escola oportunizar essa prática pedagógica acabará com o ensino de massa, pois se surgem dos aprendizes os Projetos de Aprendizagem são projetos diversificados e interdisciplinares, porque uma turma inteira não pensa da mesma maneira, não tem os mesmos interesses, nem as mesmas condições e necessidades. Eis aí uma grande diferença no currículo: PROJETOS DOS ALUNOS.
Cada um explorando os conteúdos no seu tempo, no seu ritmo, podendo ser atendidos em suas necessidades que emergem com mais clareza, conectando-se com outros alunos e outros professores em outros espaços e tempos diferentes, proporcionando uma atividade de construção, interação e reflexão.
Numa próxima publicação darei continuidade à minha síntese da pesquisa no site : http://www.portalensinando.com.br/ensinando/principal/conteudo.asp?id=2033
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