O que diz os Parâmetros Curriculares Nacionais:
A geometria é parte importante do currículo de Matemática no Ensino Fundamental, porque, por meio dela, o aluno desenvolve um pensamento que lhe permite compreender,, descrever e representar organizadamente o mundo em que vive.
É um campo fértil para se trabalhar com situações problema pelos quais as crianças costumam interessar-se.
O educando ao trabalhar com noções geométricas é motivado a observar, perceber semelhanças e diferenças, observando regularidades e vice-versa.
As noções geométricas podem ser trabalhadas partindo da exploração do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, permitindo à criança estabelecer relações entre as outras áreas do conhecimento.
Objetivos:
*Localizar objetos e pessoas no espaço;
*Descrever suas observações e conclusões usando sua própria linguagem;
*Perceber, classificar e seriar relações de tamanho e forma;
*Perceber formas geométricas em seu ambiente;
*Comparar as formas do espaço físico com as formas geométricas, não fazendo o uso da nomenclatura;
*Perceber semelhanças e diferenças entre os blocos lógicos e os sólidos geométricos;
Atividades:
1) Caixa surpresa com figuras dos Blocos Lógicos para serem descritas pelas crianças.
2) Localizando formas geométricas no ambiente.
3) Jogo com música: Ao parar a música, a criança que estiver com a caixinha de perguntas na mão retirará uma obedecendo às ordens de orientação espacial.
4) Classificando por semelhanças e diferenças (sólidos geométricos, blocos lógicos, outros objetos do ambiente).
Avaliação:
As noções geométricas informais que a criança traz para a escola funcionaram como referências para organizar a aprendizagem das crianças, por isso a importância de investigar que conhecimentos cada criança traz (longe, perto, maior, menor, lado, ponta, etc.).
Detectar as noções geométricas que o aluno ampliou ao final de cada atividade proposta, nunca esquecendo que nessa fase sua participação tem um caráter individual, cabendo ao professor a socialização das aprendizagens.
É muito importante que o professor tenha paciência e ofereça atividades diversificadas tendo claro que algumas noções podem levar algum tempo para serem construídas, mas devem ser construídas e retomadas a partir das vivências cotidianas da criança.
A geometria é parte importante do currículo de Matemática no Ensino Fundamental, porque, por meio dela, o aluno desenvolve um pensamento que lhe permite compreender,, descrever e representar organizadamente o mundo em que vive.
É um campo fértil para se trabalhar com situações problema pelos quais as crianças costumam interessar-se.
O educando ao trabalhar com noções geométricas é motivado a observar, perceber semelhanças e diferenças, observando regularidades e vice-versa.
As noções geométricas podem ser trabalhadas partindo da exploração do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, permitindo à criança estabelecer relações entre as outras áreas do conhecimento.
Objetivos:
*Localizar objetos e pessoas no espaço;
*Descrever suas observações e conclusões usando sua própria linguagem;
*Perceber, classificar e seriar relações de tamanho e forma;
*Perceber formas geométricas em seu ambiente;
*Comparar as formas do espaço físico com as formas geométricas, não fazendo o uso da nomenclatura;
*Perceber semelhanças e diferenças entre os blocos lógicos e os sólidos geométricos;
Atividades:
1) Caixa surpresa com figuras dos Blocos Lógicos para serem descritas pelas crianças.
2) Localizando formas geométricas no ambiente.
3) Jogo com música: Ao parar a música, a criança que estiver com a caixinha de perguntas na mão retirará uma obedecendo às ordens de orientação espacial.
4) Classificando por semelhanças e diferenças (sólidos geométricos, blocos lógicos, outros objetos do ambiente).
Avaliação:
As noções geométricas informais que a criança traz para a escola funcionaram como referências para organizar a aprendizagem das crianças, por isso a importância de investigar que conhecimentos cada criança traz (longe, perto, maior, menor, lado, ponta, etc.).
Detectar as noções geométricas que o aluno ampliou ao final de cada atividade proposta, nunca esquecendo que nessa fase sua participação tem um caráter individual, cabendo ao professor a socialização das aprendizagens.
É muito importante que o professor tenha paciência e ofereça atividades diversificadas tendo claro que algumas noções podem levar algum tempo para serem construídas, mas devem ser construídas e retomadas a partir das vivências cotidianas da criança.
Um comentário:
Parabéns!
Postar um comentário