terça-feira, 14 de outubro de 2008

Atividades sobre Geometria

Ontem, apresentei com um grupo de meus alunos de 1º Ano, da E. M. Cincinato Jardim do Vale, atividades exitosas que realizamos sobre Geometria, partindo do que estudei na Formação de Professores Municipais de Gravataí sobre Geometria e na interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática (Eixo IV). Foi o encerramento dessas formações com os professores de 1º Ano, onde houve outras apresentações de outros colegas e de outras escolas. Meu planejamento:


O que diz os Parâmetros Curriculares Nacionais:

A geometria é parte importante do currículo de Matemática no Ensino Fundamental, porque, por meio dela, o aluno desenvolve um pensamento que lhe permite compreender,, descrever e representar organizadamente o mundo em que vive.
É um campo fértil para se trabalhar com situações problema pelos quais as crianças costumam interessar-se.
O educando ao trabalhar com noções geométricas é motivado a observar, perceber semelhanças e diferenças, observando regularidades e vice-versa.
As noções geométricas podem ser trabalhadas partindo da exploração do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, permitindo à criança estabelecer relações entre as outras áreas do conhecimento.


Objetivos:

*Localizar objetos e pessoas no espaço;
*Descrever suas observações e conclusões usando sua própria linguagem;
*Perceber, classificar e seriar relações de tamanho e forma;
*Perceber formas geométricas em seu ambiente;
*Comparar as formas do espaço físico com as formas geométricas, não fazendo o uso da nomenclatura;
*Perceber semelhanças e diferenças entre os blocos lógicos e os sólidos geométricos;


Atividades:

1) Caixa surpresa com figuras dos Blocos Lógicos para serem descritas pelas crianças.
2) Localizando formas geométricas no ambiente.
3) Jogo com música: Ao parar a música, a criança que estiver com a caixinha de perguntas na mão retirará uma obedecendo às ordens de orientação espacial.
4) Classificando por semelhanças e diferenças (sólidos geométricos, blocos lógicos, outros objetos do ambiente).



Avaliação:

As noções geométricas informais que a criança traz para a escola funcionaram como referências para organizar a aprendizagem das crianças, por isso a importância de investigar que conhecimentos cada criança traz (longe, perto, maior, menor, lado, ponta, etc.).
Detectar as noções geométricas que o aluno ampliou ao final de cada atividade proposta, nunca esquecendo que nessa fase sua participação tem um caráter individual, cabendo ao professor a socialização das aprendizagens.
É muito importante que o professor tenha paciência e ofereça atividades diversificadas tendo claro que algumas noções podem levar algum tempo para serem construídas, mas devem ser construídas e retomadas a partir das vivências cotidianas da criança.