Durante as últimas semanas (5ª, 6ª, 7ª), trabalhei a noção do tempo com as crianças, ajudando meu aluno a analisar e a entender as relações do homem entre si, o ambiente e o tempo histórico apropriando-se desde já desses conceitos.
A noção do tempo é muito abstrata e de difícil entendimento para a criança de 6, 7 anos. O tempo histórico é um conceito que possibilita o pensamento lógico infantil, sendo seu desenvolvimento um grande desafio para o Ensino Fundamental, principalmente nas séries de alfabetização. Devemos investir, enquanto educadores, na criança para formar futuros pesquisadores, historiadores que busquem a pesquisa e os acontecimentos do tempo: permanência/mudança, semelhança/ diferenças e simultaneidade, reavaliando nossas abordagens e metodologias pedagógicas, onde as falas da criança, seu modo de perceber o tempo não sejam ignorados, por mais ingênuos e insigificantes que nos possam parecer à primeira vista: "Se eu não dormir não chega o amanhã"; "Eu sou mais alto por isso eu nasci primeiro"; "Meu avô estava aqui quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses". Essas ingenuidades e fantasias infantis nos mostram o caminho a ser trilhado, por onde devemos começar nosso fazer pedagógico, introduzindo um eficiente trabalho de História.
Esteja atento, professor, é um caminho, um processo que se constrói ao longo do Ensino Fundamental . Ouça com atenção às falas de seus alunos, às suas concepções, às suas lógicas temporais, porque nos determinam por onde iniciarmos nossos questionamentos, desafios para realizar um bom trabalho na área de História, concernente e expressivo para a criança.
Questionando suas falas, problematizando situações de seu cotidiano, de sua vivência, fomentamos o pensamento lógico/ histórico da criança, significativo e linear, fazendo ganchos entre o passado (ontem), o presente (hoje) e o futuro (amanhã) apresentando-se mais próximos das vivências da criança de 6, 7 anos.
http://chasqueweb.ufrgs.br/~slomp/piaget-textos1/piaget-ensino-de-historia.pdf
Um comentário:
Olá querida, não deixe de fazer suas ricas postagens.
Abraços
Postar um comentário