domingo, 25 de abril de 2010

Rotina diária da Turma 119

Horário semanal da turma 119 de pracinha, de Educação Física, de Biblioteca, de Laboratório de Informática:

Para a criança de 6 anos, faz-se necessário manter uma rotina escolar porque isso lhe transmite um sentimento de segurança, tranquilidade, confiabilidade e estabilidade psicológica, libertando-a do sofrimento de ações desorganizadas e imprevistas que podem minar seu frágil emocional. Entretanto,uma rotina organizada pode ser flexível, aberta à novidades divertidas, prazerosas e, por que não dizer, imprevistas. Por isso procuro manter uma rotina com minha turminha de 1º ano. Quando alguma coisa "sai do lugar", eles me cobram, por isso procuro mantê-los informados do porque dessa ou daquela mudança.

Rotina diária sujeita a "chuvas" e "trovoadas":
1. Brinquedo livre:
Acontece diariamente, logo que entramos, enquanto aguardamos a chegada dos retardatários. Eles brincam com os brinquedos da sala e com brinquedos trazidos de casa, tendo sido combinado com os pais na primeira reunião do ano. Procuro estar atenta nesse momento às suas falas, às suas atitudes porque nesse momento da brincadeira livre nota-se as semelhanças e as singularidades entre as crianças, permitindo-me diagnosticar seu estágio de desenvolvimento, seus desejos, suas dificuldades de cooperação e seus avanços em grupo.


"O brincar é ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano. O lúdico abrange o brincar e tem o mesmo sentido de infantil, diz respeito ao “inútil” do ponto de vista imediato, refere-se à atividade em si mesma que não visa algum outro fim, mas que tem grande importância no processo de desenvolvimento a longo prazo (KISHIMOTO)."

2. Hora do Conto:

Ao iniciar o ano letivo, lia diariamente um livrinho de literatura infantil para as crianças. Hoje, leio três vezes na semana. Repito a estorinha que agrada mais a eles em outro dia e é com essa estorinha que faço um Jogo Competitivo de Interpretação Oral entre dois grupos: Cada grupo escolhe um nome para si que é escrito no quadro de giz com letra palito ou letra imprensa ou letra cursiva. Tiram "Par ou Ímpar" para ver que grupo inicia o jogo. Feito isso, circulará no grupo uma caixinha com uma figurinha na sua tampa alusiva a estorinha com questões pertinentes à estorinha ouvida, enquanto toca uma música de cantores ou duplas da atualidade dos quais os alunos gostem muito (Vítor e Léo; Luan Santana, Régis Danese, Pe Fábio de Mello, Maria Cecília e Rodolfo, Tchê Garotos, etc.). Quando a música for cessada pela professora, o aluno que estiver com a caixinha na mão deve abrí-la, retirar uma questão e respondê-la. Respondendo-a corretamente dará ponto ao seu grupo que será colocado no quadro, abaixo do nome do grupo, caso contrário passará a oportunidade para o outro grupo. E assim por diante. Permito torcida ferrenha e emocionada a cada rodada, incentivos orais, mas não permito baixaria, vaias e apelidos que desmoralizem os colegas, podendo perder sua pontuação para o grupo ofendido. Todas essas regras foram discutidas antes da primeira vez em que coloquei essa brincadeira em ação e são levadas "ao pé da letra". O grupo vencedor deve vibrar com sua vitória, aplaudir o grupo perdedor. Cada componente do grupo ganhador ganhará dois pirulitos, por exemplo, sendo que um deve ser ofertado a um componente grupo perdedor com um abraço amistoso.

“ O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo ( a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto!” (ABRAMOVICH, 1995, p. 23)

3. banheiro e higiene:

Depois do brinquedo livre, levo-os em fila para o banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas, se preciso for, para lavarem suas mãos com sabonete líquido e, finalmente, para passarem álcool gel em suas mãos. A Diretora Marelaine fornece para as turmas esse material de higiene.

4. lanche:

Geralmentè, às 9 h, uma das merendeiras traz para a sala de aula a merenda feita por elas na cozinha para os alunos que a solicitaram anteriormente como,por exemplo, cachorro-quente com suco verde; arroz-de-leite; suco de uva com pão-de-ló; lentilha com linguiça, salada de alface e beterraba; sucrilhos com/ sem leite, bolo de chocolate e suco de cenoura e laranja; feijão, arroz, molho de carne moída, salada de tomate e cebola, etc...
Também comem seu lanche de casa. Segunda-feira é o "Dia da Fruta" e sexta-feira" é o "Dia da porcaria" (salgadinhos, bolacha recheada , bala, etc.). Foi acordado com os pais na primeira reunião.

5. recreio: (10h 10min às 10h 25min)

Somente participam desse recreio os alunos do Pré, 1ºs e 2ºs, supervisionados pelo pessoal do administrativo (Diretora, Vice, Supervisora, Orientadora). Às 10h 30 min vão para o recreio os alunos dos 3ºs, dos 4º Anos e da 4ª série, supervisionados, também pelo pessoal do administrativo



6. As atividades pedagógicas são intercaladas ou realizadas nos espaços dessas atividades rotineiras, havendo uma atividade escrita ao dia.


































































Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi querida! Gostei muito da rotina, me deu até vontade ser aluna... realmente a rotina é muito importante nessa fase da vida das crianças, assim elas ficam mais seguras e tranquilas.