quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Construção dos terrários





Esse slideshow mostra cada aluno de minha turma de 1º Ano da E.E.E.F. Professora Clotilde Rosa construindo seu terrário com material trazido de casa para observarmos durante 15 dias o Ciclo da Água. Coloco em anexo meu Projeto de Ciências sobre essa experiência e observação.Sei que essa interdisciplina não pertence ao Eixo V, mas só consegui realizar o terrário com meus alunos nesse Segundo Semestre.



E. E. DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª CLOTILDE ROSA
Rua Gal. Osório, 511 – Bairro Salgado Filho – Gravataí – RS – Fone: 3488.5353

1º Ano Turma: 129
PROFESSORA ROSELAINE DA MOTA ZANETTE



PROJETO DA FEIRA DE CIÊNCIAS/ 2008


“CONSTRUINDO UM TERRÁRIO”

1.OBJETIVOS:

*Descobrir como acontece o Ciclo da Água dentro do terrário.
*Saber como a vida das plantas e dos animais se sustenta dentro dele.

2.DURAÇÃO:

20 de agosto a 30 de agosto de 2008

3. MATERIAL NECESSÁRIO:

Uma garrafa pet de dois litros branca, transparente, sem a ponta, lavada com água e sabão, seca e desinfetada com álcool;
Um punhado de pedra miúda;
Um punhado de carvão ativado moído;
Terra adubada;
Uma mudinha (planta com raiz) resistentes à falta de água: suculentas, margarida, grama de jardim, begônia, mini-samambaia, etc.
A tampinha da mesma pet;
Galhos e folhas secas;
Água;
Bichinhos: minhocas, caracol, joaninha, tatu-bola, lagartixa, grilo;
Papel filme (para vedar) o terrário.

4. MODO DE CONSTRUIR O TERRÁRIO:

4.1-Coloque uma camada de pedrinhas no fundo da pet.
4.2-Em cima dessa camada de pedrinhas, bote uma camada de carvão ativado.
4.3-Após, coloque uma camada de terra adubada (terra boa para plantar).
4.4-Plante a mudinha.
4.5-Ajeite a tampinha com água na terra.
4.6-Coloque os galhos, as folhas secas e os bichinhos.
4.7-Vede a entrada do terrário com papel filme.

5. ACONTECIMENTOS RELEVANTES NO DIA DA CONSTRUÇÃO DO MESMO:

A empolgação das crianças procurando mais bichinhos na escola, depois de uma noite de muita chuva;
A vontade de realizar e de participar do trabalho daqueles alunos que não trouxeram o material solicitado pela professora.
Solidariedade dos colegas na troca e no empréstimo de material.
A cooperação entre as crianças na organização da sala após a atividade.
Os terrários concluídos ficaram numa outra sala da escola sob a luz indireta do Sol.




6. QUESTÕES LEVANTADAS:

6.1-O que acontecerá com nossa plantinha e os nossos bichinhos?
6.2-Será que morrerão sem ar e sem chuva?
6.3-Será que eles fugirão do terrário?

7. HIPÓTESES DOS ALUNOS:

*As plantas e os bichinhos morrerão sem ar e sem chuva dentro do terrário.
*Um bichinho vai comer o outro.
*As plantinhas vão produzir oxigênio para os animais respirarem.
*Estou vendo um bafinho no plástico que está fechando o terrário.

8. PROCEDIMENTOS:
Fizemos observações diárias da vida no terrário e desenhamos o que vimos após socialização em aula onde fomos questionando e buscando conclusões.
No 7º dia fizemos a manutenção do terrário: Abrimos sua abertura para que pegasse uma brisa.
Fizemos uma limpeza em suas paredes.
Refizemos o processo naqueles terrários que não deram certo depois de discutir o porquê disso.
Vedamos novamente a sua entrada.

9. CONCLUSÕES:
Quando esquenta dentro do terrário, a água que está dentro da terra e na tampinha evapora e se junta com a respiração das plantas formando o vapor d’água.
Como o terrário está fechado (vedado), esse vapor se condensa formando gotinhas que ficam nas suas paredes e no seu lacre.
É aí que a água retorna como uma chuvinha para molhar a terra novamente.
A plantinha que está ali dentro suga a água da terra pela raiz, puxa o gás carbônico para produzir seu próprio alimento e o oxigênio que ela libera no terrário permitindo a respiração dos animais.
ASSIM CONTINUA A VIDA LÁ DENTRO.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Show!
As crianças adoram essa atividade, né?
Chegou a mostrar os slides para eles?
Abraço